Caio Godoy e Caroline Borges são os melhores na estrada

Rodrigo Quirino foi o campeão da prova / Foto: CBC / DivulgaçãoRodrigo Quirino foi o campeão da prova / Foto: CBC / DivulgaçãoMaringá - Após cinco dias de muita competição na cidade de Maringá (PR), foi finalizado nesse domingo (20), o Campeonato Brasileiro Júnior de Estrada e Pista 2012. As últimas provas disputadas foram de resistência e consagraram Rodrigo Quirino e Caroline Borges como campeões brasileiros de estrada na categoria Júnior.

O circuito de 3,3 km montado na estrada do Bosque 2, em Maringá (PR), foi um verdadeiro espetáculo para o público presente. As diversas subidas e descidas espalhadas pelo percurso rodeado de mata verde, proporcionaram muita disputa entre os atletas das categorias Infantojuvenil, Juvenil e Júnior. Todos os ciclistas elogiaram muito o trajeto e toda a estrutura montada pela Confederação Brasileira de Ciclismo.

A categoria Júnior, principal vitrine de novos talentos para o ciclismo nacional, foi uma das mais disputadas e a grande quantidade de equipes presentes protagonizou uma prova muito técnica, onde todas as tentativas de fuga eram muito bem administradas pelo pelotão principal. No masculino, prevaleceu a experiência da equipe Hidrorepell, neutralizando todas as fugas e terminando os 100 km de prova com chave de ouro, após Caio Godoy chegar isolado na reta de chegada, conquistando a primeira colocação com o tempo de 2h42min49.  Em segundo lugar, com o tempo de 2h43min21, terminou Samuel Cassimiro (Memorial-Santos) e Bruno da Cruz (Audio Phone), completou o pódio na terceira colocação, marcando 2h46min49.

"Esse foi um dos campeonatos mais disputados que já participamos o nível esta bastante elevado e a grande quantidade de atletas competindo esta cada vez maior. Felizmente conseguimos sair com a vitória nas categorias Juvenil e Júnior masculino, o que me deixa muito contente. No total, conquistamos 15 medalhas e agora vamos dar continuidade ao nosso trabalho, corrigindo os erros que aconteceram e aperfeiçoando os pontos que já estão certos. Para finalizar gostaria de destacar o grande empenho da CBC na organização do evento, que foi fundamental para o bom desenvolvimento das provas", disse Gustavo Freitas, técnico da equipe Hidrorepell de Criciúma.

Entre as mulheres o percurso foi de 12 voltas e a vitória também foi decidida antes dos quilômetros finais. Depois de algumas tentativas de fuga a ciclista Caroline Borges, 18 anos, da equipe Lidra-Americana, atacou sozinha e aos poucos foi abrindo vantagem sobre o grupo perseguidor. A ciclista que é uma das grandes revelações do ciclismo brasileiro chegou a liderar com mais de 12 minutos de vantagem, mas acabou administrando a liderança e cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h21min01, terminando com uma incrível vantagem de 9min41s sobre suas adversárias. Na segunda colocação terminou Gabriela Yumi (Clube Maringaense de Ciclismo), seguida de Wellyda Rodrigues (Lidra-Americana), em terceiro.

A ciclista que compete seu último ano na categoria Júnior, sempre trabalhou para a vitória das suas companheiras (gregaria), e após um período dificil em sua vida onde quase abandonou o esporte, ela retorna com força total e conquista o Campeonato Brasileiro de Estrada 2012.

"Teve um período no ano passado onde quase desistir de continuar no esporte, acabei ficando sem bicicleta e fiquei muito desanimada. Mesmo com dificuldades resolvi voltar a treinar e competir e agora estou recebendo esse grande presente que é ser campeã brasileira. A vitória de hoje foi fantástica e todas as minhas companheiras de equipe fazem parte dessa conquista, o nosso trabalho em equipe foi fundamental. Gostaria também de aproveitar e agradecer ao meu técnico Estevão Mancini que sempre me apoiou e esteve ao meu lado nos momentos dificeis", concluiu Caroline Borges.

No quadro geral de medalhas, a equipe que mais vezes subiu ao pódio foi o Clube Maringaense de Ciclismo com 18 medalhas. Segundo o técnico Carlos Martinelli, o “Carlão”, todo o trabalho realizado na preparação para o brasileiro foi concretizado com esses resultados.

"Estivemos durante um longo período treinando especificamente para esse brasileiro, e terminar sendo a equipe que ganhou mais medalhas, diante de equipes do Brasil inteiro é uma satisfação muito grande. Gostaria de agradecer a todos os patrocinadores de nossa equipe e parabenizar os nossos atletas, todos foram muito determinados nas provas e demonstraram muita raça, estou muito feliz em estar contribuindo para a renovação do ciclismo brasileiro", finaliza Carlão.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook