Mundial termina com domínio da China e resultado inédito do Brasil | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Mundial termina com domínio da China e resultado inédito do Brasil

Daniel Paiola / Foto: Badmintonphoto

São Paulo - O Mundial de Badminton, em Jacarta, na Indonésia, terminou no domingo com domínio da China e um resultado inédito para o esporte no Brasil. Os chineses deixaram o evento com três medalhas de ouro, duas pratas e um bronze. Pelo lado brasileiro, Daniel Paiola obteve a primeira vitória para o país na chave principal do Mundial. Em 1999, o país havia conquistado dois triunfos no qualificatório. A competição deste ano contou pontos para o ranking mundial, critério utilizado para definir os representantes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

As vitórias da China vieram na simples masculina, em que Chen Long derrotou o malaio Lee Chong Wei; nas duplas femininas, Tian Qing e Zhao Yunlei derrotaram as dinamarquesas Christinna Pedersen e Kamilla Rytter Juhl; e nas duplas mistas, em que Zhang Nan e Zhao Yunlei superaram os compatriotas Liu Cheng e Bao Yixin. Os chineses ainda levaram outra prata, na dupla masculina, com Liu Xiaolong e Qiu Zihan, e o bronze na dupla mista, com Xu Chen e Ma Jin.
 
Pelo Brasil, Paiola obteve o feito histórico para o país ao derrotar na primeira rodada o austríaco David Obernosterer, para quem havia perdido no Mundial do ano passado. Na segunda rodada, o brasileiro acabou superado pelo chinês Lin Dan, bicampeão olímpico e pentacampeão mundial. 
 
"Foi o melhor Mundial de todos, o quarto que participei. Foi inesquecível pelo fato de ter sido a primeira vez no Mundial que consegui uma vitória e ficar entre os 32 melhores atletas. E ter a honra de jogar contra o Lin Dan, uma lenda do esporte. Fiz um jogo bonito e bem jogado contra ele", disse Paiola.
 
As outras duas medalhas de ouro do Mundial foram para a espanhola Carolina Marín, no individual feminino, e para a dupla masculina da Indonésia Mohammad Ahsan e Andra Setiawan. 
 
 
Confira todos os resultados:
 
Individual Masculino:
1 - Cheng Long (China)
2 - Lee Chong Wei (Malásia)
3 - Kento Momota (Japão) e Jan Jorgensen (Dinamarca) 
 
Individual feminino:
1 - Carolina Marín (Espanha)
2 - Saina Nehwal (Índia)
3 - Lindaweni Fanetri (Indonésia) e Sung Ji-hyun (Coreia do Sul) 
 
Duplas masculinas:
1- Mohammad Ahsan/Andra Setiawan (Indonésia)
2 - Liu Xiaolong/Qiu Zihan (China)
3 - Lee Yong-dae/Yoo Yeon-seong (Coreia do Sul) e Hiroyuki Endo/Kenichi Hayakawa (Japão) 
 
Duplas femininas:
1 - Tian Qing/Zhao Yunlei (China)
2 - Christinna Pedersen/Kamilla Rytter Juhl (Dinamarca)
3 - Nitya Krishinda Maheswari/Greysia Polii (Indonésia) e Naoko Fukuman/Kurumi Yonao (Japão)
 
Duplas mistas: 
1 - Zhang Nan/Zhao Yunlei (China)
2 - Liu Cheng/Bao Yixin (China)
3 - Tantowi Ahmad/Lilyana Natsir (Indonésia) e Xu Chen/Ma Jin (China)


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook