Mundial de menores começa com 9 brasileiros | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Mundial de menores começa com 9 brasileiros

Derick Silva e Paulo Oliveira / Foto: Wagner Carmo / CBAt

São Paulo  - Pela primeira vez realizado na América do Sul, o 9º Campeonato Mundial de Atletismo de Menores começa nesta quarta-feira (dia 15) em Cáli, na Colômbia. O Estádio Pascual Gerrero receberá nos cinco dias do evento 1.323 atletas (649 homens e 674 mulheres) atletas de 16 e 17 anos, de 151 países.

Logo no primeiro dia do Campeonato o Brasil terá a participação de nove de seus 18 representantes. Os primeiros a competir serão os decatletas Anderson Luiz Souza da Silva e Caio Henrique da Silva que correm os 100 m às 11:30, hora de Brasília (09:30, em Cáli). Ainda no primeiro dia, Anderson e Caio participam do salto em distância, arremesso do peso, salto em altura e 400 m. 
 
Também competem amanhã Paulo André Camilo Oliveira e Derick de Souza Silva, nas eliminatórias dos 100 m, a partir das 12 horas. Em seguida será a vez de Valquíria Aparecida Meurer fazer a qualificação do lançamento do disco, às 12:30. Daniel Ferreira do Nascimento, um dos destaques da delegação, correrá a eliminatória dos 1.500 m, às 12:50. 
 
Na parte da tarde, competem Laila Novaes Neres, na preliminar dos 400 m com barreiras (19:50) e Murillo Albuquerque Santos e Gabriel Sousa dos Santos, na qualificação do salto triplo a partir das 21:25. 
 
O Mundial - A primeira edição do Mundial de Menores foi realizada em 1999, em Bydgoszcz, na Polônia, e a última aconteceu em Donetsk, na Ucrânia, em 2013. O evento, que chega a sua 9ª edição já revelou nomes como Usain Bolt, Yelena Isinbayeva, Kirani James, Veronica Campbell-Brown, Valerie Villi Adams, que depois de vencerem a competição menor foram, mais tarde, campeões mundiais da categoria principal.
 
Brasil no Mundial
O Brasil ganhou 10 medalhas na história do Campeonato (três de ouro, três de prata e quatro de bronze). Os ouros foram conquistados por Thiago Carahyba, no salto em distância em Debrecen (HUN), em 2001; Júlio César Miranda de Oliveira, no lançamento do dardo, em Sherbrooke (CAN), em 2003; e Bárbara Leôncio, nos 200 m, em Ostrava (CZE), em 2007. A última medalha do Brasil foi ganha em 2013, por Vitor Hugo dos Santos: prata nos 200 m, em Donetsk, na Ucrânia. 

 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook