Mikael de Jesus, 2º do mundo, é atração no Brasileiro Caixa Sub-20 | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Mikael de Jesus, 2º do mundo, é atração no Brasileiro Caixa Sub-20

Barreirista participa da festa de inauguração da pista da Sogipa / Foto: Washington Alves/CBAt

Porto Alegre - Mikael Antonio de Jesus, do Paraná, será uma das grandes atrações do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20 Inter Seleções, que será disputado nos próximos dias 11 e 12, na pista do Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Qualificado para o Mundial da categoria de Bydgoszcz, na Polônia, ele é o favorito absoluto nos 400 m com barreiras.
 
Aos 18 anos, o paranaense Mikael quebrou este ano três vezes o recorde sul-americano sub-20 da prova. Na última oportunidade, ele correu a especialidade em 49.62, durante a conquista da medalha de prata no Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo, disputado em maio, no Estádio Olímpico do Engenhão, e que serviu de evento-teste para a Olimpíada do Rio.
 
Com o resultado, ele ocupa o segundo lugar no Ranking Mundial da categoria da IAAF, atrás apenas do jamaicano Jaheel Hyde, que tem 49.16. Mikael tem cinco das melhores marcas de 2016 e o grande objetivo é lutar por uma medalha no Mundial.
 
"Estou totalmente focado no Mundial da Polônia. Quero um lugar no pódio e, para isso, dedico todos os meus dias de treinamentos", disse o atleta da FECAM, orientado pelo técnico Paulo Cesar de Oliveira, na cidade de Campo Mourão.
 
A possibilidade de alcançar o índice olímpico de 49.40 é considerada "viável", tanto pelo atleta como pelo treinador. "Ele está melhorando progressivamente os resultados este ano. Embora jovem, tem potencial para baixar mais seu tempo ainda este ano", lembrou Paulo Cesar.
 
Mikael quebrou pela primeira vez o recorde sul-americano dos 400 m com barreiras, que pertencia a Eronilde Nunes de Araújo, com 50.15, desde 1989, nas semifinais do Brasileiro Caixa Sub-20 Interclubes, em São Bernardo (SP), em abril, com 50.08. Na final, baixou dos 50.00, com 49.82, melhorando depois no Ibero-Americano, quando só perdeu para o veterano uruguaio Andrés Silva.
 
Mikael, que nesta semana passou a integrar os quadros da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, completará 19 anos apenas no dia 16 de agosto, justamente no segundo dia de disputas do torneio Olímpico de Atletismo no Engenhão.
 
O Brasileiro Caixa Sub-20 reúne os 10 atletas mais bem colocados em cada prova no Ranking Nacional da categoria, automaticamente inscritos pela CBAt no evento, o que garante o forte nível de competitividade. A confirmação será feita no Congresso Técnico do evento, marcado para o dia 10 de junho, às 16 horas, no Anfiteatro da Sede Social da Sogipa, que fica na rua Barão de Cotegipe, 400, no Bairro São João.
 
A Sogipa, aliás, prepara uma bonita festa para a inauguração da mais moderna pista de Atletismo do País, que acontecerá com o evento. Construída pela empresa suíça Conica, o equipamento atende aos mais rigorosos controles de qualidade do mundo, além de ser aprovado e certificado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
 

Veja Também: 

 

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook