Fabiana Murer mira disputa olímpica após Mundial Indoor
Rio de Janeiro - Fabiana Murer, do Clube de Atletismo BM&FBovespa, começa já em abril a trabalhar exclusivamente em sua preparação para a disputa olímpica no Rio, em agosto.
A vice-campeã mundial e recordista sul-americana do salto com vara encerrou a participação no Mundial Indoor de Portland, o quinto da carreira, na madrugada desta sexta-feira (18/3/2016), na 6ª colocação, com a marca de 4,60 m.
A saltadora retorna ao Brasil ao fim do Mundial, encerrando a temporada indoor. "Vou ter uma semana de descanso para o corpo dar uma parada e poder voltar a treinar forte novamente", disse. "A primeira competição vai ser o Ibero-Americano, evento-teste, no Engenhão (de 14 a 16 de maio)", informou o técnico Elson Miranda. "Depois vamos para a Europa, disputar a Diamond League, e voltamos para o Troféu Brasil".
Fabiana afirmou que está bem - fisicamente e tecnicamente -, mas não conseguiu os ajustes necessários para superar a marca de 4,70 m. "Fiz bons saltos, mas foi questão de ajustes, o que não me preocupa. Saio, lógico, chateada com o resultado, porque gostaria de ter saltado mais. Mas estou tranquila, porque tenho um trabalho a fazer pela frente. Estou bem tecnicamente e fisicamente, isso é o que mais importa, para chegar bem na competição olímpica e saltar alto. Esse é o meu objetivo."
Enquanto aguardava o desenrolar da competição - a americana Jennifer Suhr, campeã olímpica, conquistou o ouro com 4,90 m -, Fabiana teve o apoio e a companhia Renaud Lavillenie, que garantiu seu segundo título mundial indoor com a marca de 6,02 m. Fabiana e Renaud são amigos, e a brasileira pôde dar dicas sobre a pista do torneio de Portland ao francês enquanto ele não iniciava seus saltos. Foi na competição organizada pelo campeão olímpico, o AllStar Perche, em Clermont-Ferrand, no mês de fevereiro, que Fabiana disputou seu último meeting indoor e conquistou a melhor marca da temporada (4,71 m).
Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br.