CNDA de Bragança Paulista recebe 130 crianças do Atletismo na Escola

Arremesso do peso no Atletismo na Escola   / Foto: Maiara Batista/CBAtArremesso do peso no Atletismo na Escola / Foto: Maiara Batista/CBAt

Bragança Paulista - Atividade de vivência no esporte do programa Atletismo na Escola reuniu nesta quarta-feira (26/6), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) de Bragança Paulista 130 crianças e jovens, de 11 a 13 anos, do quinto ano da Escola Municipal Dr. Francisco Murilo Pinto, unidade da rede de ensino da cidade do interior paulista.
 
O Atletismo na Escola é um programa, iniciativa de responsabilidade social, desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Educação, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Instituto Sanderlei Parrela e a Caixa. Vai envolver cerca de 12 mil crianças e jovens de 24 escolas da rede municipal.
 
As visitas ao CNDA e a vivência com o atletismo são pontos do programa. Sob os cuidados do professor Rodrigo Dario, da CBAt, e do professor Renato Pereira, coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, os estudantes fizeram corridas - velocidade e velocidade com barreira -, arremesso do peso, salto em altura e salto em distância. 
 
"Os treinamentos vão ocorrer em cinco escolas, cinco polos de desenvolvimento, mas a ideia é termos sempre uma escola aqui no CNDA para que os alunos tenham vivência com o atletismo", afirmou Edemar Alves, coordenador do Atletismo na Escola pela CBAt.
 
"Assim como vocês superaram os obstáculos aqui, tentaram e não desistiram, mesmo achando que não daria para superar o sarrafo no salto em altura - e vocês conseguiram - vão superar nos estudos, na hora de uma prova que acham que não sabem nada, de uma dificuldade. É só ter empenho, se esforçar, estudar que tudo dá certo. O esporte também ensina disciplina e determinação", disse o professor Rodrigo Dario. 
 
É meta levar o esporte para as crianças nas aulas de Educação Física, com capacitação de 100% dos professores (MiniAtletismo e curso continuado) e inserção na grade curricular de Educação Física das escolas da rede municipal de Bragança Paulista.
 
Ainda estão contempladas a realização de competições (seletivas por escolas e um festival final) que vão movimentar as escolas. 
 
Parte importante, o treinamento vem sendo desenvolvido em cinco polos de atletismo, escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade, envolvendo 125 crianças, uma equipe de gestores e professores. As Escolas Municipais que têm os polos de treinamento são Dinorah Ramos, Padre Donato, Comendador Hafiz, Orlando Pinto e Nilza Faria, com aulas de atletismo duas vezes por semana.
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook