Campeão é excluído da equipe americana por não vestir Nike
Rio de Janeiro - Aos 31 anos, o atual campeão americano dos 800 m foi cortado da seleção nacional que disputará o Mundial de Atletismo de Pequim. O motivo para que Nick Symmonds não fosse incluído na delegação é bastante incomum: ele se recusou a assinar um contrato lhe obrigando a vestir a marca da patrocinadora oficial da federação, a Nike.
"Recebi um comunicado da USATF (Federação Americana de Atletismo) que me deixa fora da equipe para Pequim. Estou orgulhoso de bater o pé e lutar pelos direitos dos atletas", afirmou o americano, patrocinado pela Brooks Running, em seu perfil do Twitter.
O fato surpreende pois Nick é um dos principais nomes da prova, tendo sido vice-campeão mundial na edição de 2013 do campeonato do qual foi cortado agora. O atleta recebeu o apoio de fãs nas redes sociais e anunciou que exibirá "provas de que a USATF está roubando milhões de dólares dos atletas, enriquecendo-se com o duro trabalho da equipe americana".
Em resposta, Jill Geer, porta-voz da federação americana, afirmou em entrevista ao jornal The New York Times que o tema é abordado há cerca de um ano pela entidade, mostrando os "benefícios e obrigações dos atletas".
Jill confimou que todos os atletas da equipe nacional precisam assinar o acordo e aceitar as condições de uso do material da Nike, independente de seus contratos individuais.
Veja Também: