Antidoping dos EUA também quer russos fora das Olimpíadas | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Antidoping dos EUA também quer russos fora das Olimpíadas

Atleta envolvida no escândalo de doping geral nos atletas russos, Mariya Savinova deveria ser expulsa do esporte, sugere Usada / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro – Depois da comissão paralela à Wada (Agência Mundial Antidoping) recomendar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a suspensão do atletismo da Rússia dos Jogos Rio 2016, foi a vez da Usada (Agência Antidoping dos Estados Unidos) seguir o mesmo caminho. A entidade considera o escândalo de doping envolvendo os russos “sistêmico”.
 
"Quando você tem uma federação, os atletas, os treinadores e os médicos implicados em um doping sistêmico, tem que haver consequências antes de enviar atletas aos Jogos", afirma Travis Tygart, diretor-executivo da Usada.
 
Travis pode ser lembrado por ter comandado a investigação dentro da Usada que condenou o ciclista norte-americano Lance Armstrong à expulsão definitiva do esporte, depois dele ter ganho sete títulos do Tour de France (revogados após sua condenação por doping).
 
"Infelizmente, a Federação Russa de Atletismo não deveria competir no cenário internacional até que assuma a responsabilidade e sejam realizadas mudanças de grande alcance", completou o principal nome da Usada.
 
Além disso, o órgão antidoping americano sugeriu que vários treinadores e atletas sejam excluídos em definitivo do atletismo, como a campeã olímpica dos 800m, Mariya Savinova. Cabe à IAAF (Associação internacional de Atletismo) definir se levará à frente ou não a proposta da Wada de excluir a Rússia dos Jogos Rio 2016. A decisão poderá ser tomada já nesta sexta-feira.
 
"Os atletas limpos exigem consequências para aqueles que os enganaram e uma mudança de sistema antes de serem autorizados a competir novamente no cenário internacional", finalizou Travis.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook