Brasil Ride é considerada a Woodstock do pedal

Ciclistas no caminho de Rio de Contas / Foto: Fabio Piva / Brasil Ride

Rio de Contas - Para muitas pessoas envolvidas na Brasil Ride, a principal competição de MTB das Américas é o Woodstock dos bikers. Se o lendário festival da década de 1960 foi anunciado nos Estados Unidos como "três dias de paz e música", na Chapada Diamantina, na Bahia, são sete dias de paz e esporte. As semelhanças estão no clima de confraternização, nos acampamentos ao ar livre e na vontade de viver uma experiência única no pedal. Não por acaso, o slogan do evento é "mais que uma prova, uma etapa em sua vida".
 

Somado a essa atmosfera estão as paisagens da Chapada Diamantina. Encravada no coração do estado da Bahia, reúne variados atrativos naturais e culturais. "A vasta Mata Atlântica, campos floridos e planícies de um verde sem fim dividem a paisagem com toques de caatinga e cerrado. Imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completam o cenário de rara beleza da Chapada Diamantina", descreve o site oficial da Bahia (bahia.com.br).

A riqueza histórica da região também é singular. Inicialmente habitada pelos índios Maracás, a descoberta de jazidas e minérios, a partir de 1710, quando foi encontrado ouro próximo ao Rio de Contas Pequeno, trouxe os bandeirantes e exploradores. A partir de 1844, a colonização foi impulsionada pela descoberta de diamantes nos arredores do Rio Mucugê. Com a riqueza vieram os comerciantes, colonos, jesuítas e estrangeiros que se espalharam pelas vilas. Com o esgotamento da exploração mineral, a atividade agropecuária e o artesanato se desenvolveram.
 
A Brasil Ride é disputada entre as cidades de Mucugê e Rio de Contas, cidades tombadas como patrimônio nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para os bikers que passam uma semana na Chapada Diamantina é uma oportunidade única de conhecer um pouco da história colonial do Brasil, além de conhecer a natureza singular nessa região da Bahia, rica em diversidade de fauna e flora, com mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, capivaras e inúmeros tipos de pássaros.
 
Para os atletas do exterior, o cenário da Chapa Diamantina é dos sonhos. "Eu nunca estive nessa parte do Brasil antes e estou animada para ver os todos os cenários, as paisagens, e aproveitar a corrida", disse atleta Nathalie Schneitter, que representou a Suíça na Olimpíada de Pequim, em 2008, assim que desembarcou na Bahia. Não por acaso, a Brasil Ride traz a reboque toda a riqueza dessa região da Bahia através do olhar de alguns dos melhores fotógrafos brasileiros, acompanhados pelo alemão Armin Küstenbrück, uma das referências mundiais da fotografia no Montain Bike.
 
Mucugê - Os primeiros diamantes da Chapada Diamantina foram descoberto em Mucugê, em 1844. Uma de suas atrações mais interessantes é o único cemitério de estilo bizantino do Brasil, composto por jazidas em forma de igreja, pintadas de branco, em estilo arquitetônico neogótico. Construída nas margens da Serra do Sincorá, é rodeada por montanhas, o que faz a temperatura média na cidade girar em torno de 19˚C. No Parque Municipal de Mucugê está localizado o Parque Sempre-Viva, projeto bem-sucedido de educação e preservação ambiental, além do Museu Vivo do Garimpo. 
 
Rio de Contas - Cidade mais antiga da Chapada Diamantina, Rio de Contas possui um dos três conjuntos arquitetônicos coloniais mais importantes da Bahia. O município já foi rota do ouro, através da Estrada Real, e reúne os picos mais altos do Nordeste: o do Barbado - com mais de dois mil metros de altitude -, do Itobira e das Almas. Na cultura, o destaque é o tradicional carnaval de máscaras, que une a folia da principal festa popular do país à preservação da identidade local. A cidade também foi cenário do filme Abril Despedaçado (2001), do cineasta brasileiro Walter Salles.
 
Sobre a Brasil Ride - A sexta edição da Brasil Ride reunirá 500 atletas de 23 países e 18 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 17 e 24 de outubro, na Chapada Diamantina, na Bahia. Após ter classificação S2 em 2014, neste ano a prova será S1, ou seja, ofertará aos campeões das elites 120 pontos nos rankings das UCI (União Ciclística Internacional). Pontos preciosos para os brasileiros na busca por vaga na Olimpíada Rio 2016. Além da premiação em produtos por etapas, a edição terá recorde em premiação em dinheiro da modalidade no País, com cerca de R$ 70 mil em prêmios gerais e por etapas.
 
Etapas da Brasil Ride 2015
 
5ª Etapa: 22 de outubro - 7h
94,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 1.881m acumulados de ascensão
 
6ª Etapa: 23 de outubro - 6h
143,4 km entre Rio de Contas e Mucugê
Detalhe: 2.854m acumulados de ascensão
 
7ª Etapa: 24 de outubro - 9h
72,1 km em Mucugê
Detalhe: prova final definindo-se os campeões
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook