História do Ciclismo
Top 3 - Quadro de Medalhas
1 - França
41 25 22
2 - Itália
32 16 08
3 - Grã-Bretanha
18 24 21
História do Ciclismo
Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo iniciou-se como desporto, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades. Em 1865, já existiam na Inglaterra alguns círculos entusiastas do esporte, e vinte anos depois, com sua difusão por toda a Europa, era fundada na França, a União Ciclística Internacional.
Desde a primeira Olimpíada da época moderna, em Atenas-1896, o ciclismo integra os jogos Olímpicos. Incluída no programa dos jogos olímpicos, poucos esportes alcançaram na Europa o prestígio do ciclismo, que passou a integrar os campeonatos pan-americanos e sul-americanos. As provas são realizadas individualmente ou em conjunto, em bicicletas de um ou dois lugares, de velocidade, de resistência ou de revezamento.
As corridas de estradas mais famosas são: Paris-Roubaix, Paris-Yours, Bordeaux-Paris, Milão-San Remo, a Volta da França, a Volta da Itália, a Volta da Espanha, a Volta de Portugal e as corridas de tempo, Grande Prêmio das Nações e Grande Prêmio da Suíça.
Velódromo, nome dado à pista onde são realizadas as provas de ciclismo, tem forma oval e possui uma circunferência entre 250 m e 333 m, com duas curvas inclinadas a 41º. O piso é feito de madeira de alta qualidade onde são pintadas linhas que servem de orientação para os cliclistas.
O ciclismo no Brasil já era praticado em fins do século XIX e, em são Paulo, já vinha sendo considerado como o esporte da moda, onde foi construído um velódromo. Em 1925, surgiu a Federação Paulista de Ciclismo. O primeiro campeonato brasileiro aconteceu em 1938, na cidade de Porto Alegre.
A bicicleta de competição é diferente da comum, sendo mais leve e dotada de dispositivos de mudança de marcha que permitem ao ciclista o desenvolvimento de maiores velocidades.
A modalidade
Presente nos Jogos desde Atenas 1896, primeira edição da era moderna, o ciclismo de pista combina velocidade, tática – e bicicletas sem freio! São cinco provas tanto para homens, quanto para mulheres: três individuais e duas por equipe
Esta prova promete ser a mais popular das quatro modalidades e será disputada no Velódromo do Parque Olímpico, com 10 pódios (cinco para homens e cinco para mulheres).
Os eventos são os seguintes: velocidade individual, velocidade por equipes, keirin (corrida de 2 km com sete ciclistas), perseguição por equipes e omnium (estreou em Londres 2012, consiste no melhor de seis provas, como corrida, contra o relógio e perseguição individual). O Brasil não possui medalhistas olímpicos nesta modalidade.