Dois atletas do Centro de Excelência obtêm índice para o Mundial Juvenil | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Dois atletas do Centro de Excelência obtêm índice para o Mundial Juvenil

Thales comemora índice / Foto: ZDL / Divulgação

São Paulo - O Torneio FPA Adulto começou neste sábado (8), debaixo de chuva no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera. Mas no início da tarde, o sol literalmente brilhou para dois atletas do Centro de Excelência Esportiva (CEE) de São José do Rio Preto. Edivânia dos Santos, no lançamento do dardo, e Thales Rodrigues, no salto em distância, conquistaram antes do que imaginavam o índice para o Mundial Juvenil entre os dias 22 e 27 de julho, em Eugene, Oregon, nos Estados Unidos. 
 
Ambos ficaram surpresos porque estão apenas na fase preliminar de treinos para a temporada. Supunham que a luta para alcançar o índice para o Mundial, principal objetivo do ano, duraria mais alguns meses. "Estava tranquila porque sabia que teria outras oportunidades, mas como a marca veio com quatro meses de antecedência, vou aproveitar para aprimorar meu treinamento, sem tanta pressão", avaliou a atleta de 18 anos, natural de Petrolina (PE) e que lançou o dardo a 52m51, bem acima dos 50m08 exigidos, e ficou em quarto lugar. Sua melhor até hoje era de 50m12, obtida em 2013 no Sul-Americano Juvenil, na Argentina. 
 
A exemplo de Edivânia, o mineiro de Uberlândia, Thales Rodrigues, também defende a ARPA/Smel/Flex do Centro de Excelência Esportiva. Há dois anos treinando no interior paulista, o atleta de 19 anos vive sua última temporada na categoria juvenil e quer se preparar para defender o índice para sua primeira competição internacional. "Não esperava saltar 7m59 logo na minha primeira competição de 2014. Mostra que o trabalho em São José do Rio Preto está no rumo certo. Agora tenho de ficar atento porque o índice poderá ser obtido até o Campeonato Brasileiro Juvenil. O ideal será melhorar a marca". 
 
Thales superou o índice para o Mundial em apenas quatro centímetros, ficou em segundo na prova e demonstrou que está recuperado das dores nos joelhos que interferiram em sua carreira na última temporada. Tanto que seu melhor resultado mais recente era o terceiro lugar no salto triplo no Brasileiros de Menores de 2012. Antes de Thales, outro atleta do CEE, Lucas Marcelino dos Santos, apoiado pelo IMST - Instituto Memorial do Salto Triplo, de São Paulo, já havia alcançado o índice para o Mundial na mesma prova. Neste sábado, saltou 7m54 e ficou na terceira colocação. 
 
Os vencedores das primeiras provas do Torneio Adulto FPA foram os seguintes: Jucilene de Lima (BM&FBovespa), dardo - 57m21; Fabiana Moraes (EC Rezende), 100m c/bar.- 13s22; Aline Torres (ASA S.B.Campo), 100m - 11s56; Wagner Domingos (BM&FBovespa), lançamento do martelo - 69m32; Tiago da Silva (BrasilFC/Fupes), distância - 7m61; Jorge Henrique Vides (FARJ), 100m - 10s28. O campeonato segue neste domingo (9), às 9h com o arremesso do peso feminino e o salto triplo masculino, movimentando cerca de 400 atletas de 25 clubes. A última prova do programa, os 5000 m para mulheres está prevista para 16h55. 
 
Presença ilustre - Os adultos e juvenis que competiram no primeiro dia do Torneio FPA Adulto receberam o incentivo da velocista Ana Cláudia Lemos, representante brasileira nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, em Londres e Pequim. "É muito bacana poder ver de perto esse trabalho que o CEE desenvolve com os atletas menores. É a melhor forma para se descobrir novos talentos", elogiou a atleta olímpica. 
 
Ana Cláudia aproveitou a presença da sua equipe para realizar no departamento médico do Ícaro de Castro Melo uma sessão de rotina com os fisioterapeutas da BM&FBovespa. A campeã dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara nos 200m e no revezamento 4 x 100m, em 2011, lembrou que foi revelada no Projeto Futuro de Criciúma (SC), depois que deixou seu estado natal, o Ceará, e espera que atletas aproveitem a estrutura do CEE para seguirem o mesmo caminho e poder alcançar uma carreira internacional. 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook