Brasileiro de Juvenis será neste sábado e domingo em Maringá
Rio de Janeiro - Com a participação dos 10 atletas mais bem colocados em cada uma das provas individuais do Ranking Nacional da categoria até 19 anos, será disputado neste sábado 28 e domingo 29 o Campeonato Brasileiro Caixa de Juvenis de Atletismo, no Estádio Regional Willie Davids, em Maringá, no Norte do Paraná.
Boa parte dos 400 atletas, de 22 Estados e do Distrito Federal que são esperados para a competição já estão em Maringá. A abertura será às 08:30 deste sábado, com a final da prova dos 5.000 m masculino, com previsão de tempo aberto e temperatura amena.
À tarde, em função do jogo Brasil contra o Chile pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo de Futebol, a programação da segunda etapa começa às 16 horas. A entrada no Estádio Regional é gratuita para os torcedores.
Além de apontar as seleções estaduais mais bem classificadas na categoria do País, o torneio do Paraná definirá os integrantes da Seleção Brasileira para a disputa Campeonato Mundial de Juvenis, que será em julho, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos. Até agora, 19 atletas - 12 homens e 7 mulheres - conseguiram os índices exigidos pela CBAt.
São Paulo contará com mais de 140 atletas e é o grande favorito para conquistar mais um título. No ano passado, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, na capital paulista, a equipe da casa obteve 54 medalhas, sendo 19 de ouro, 21 de prata e 14 de bronze. Rio de Janeiro foi o vice-campeão, com 24 medalhas (9, 6 e 9), seguido de Santa Catarina, com 17 (5, 4 e 8).
Atletas qualificados para o Mundial até 27/06/2014
Masculino
Vitor Hugo dos Santos (100 e 200 m)
Thiago André (800 e 1.500 m)
Iago da Silva Martins (400 m com barreiras)
Lucas Marcelino dos Santos (distância)
Thales Augusto Rodrigues (distância)
Pablo Rodrigues Pereira (distância)
Bruno Valério de Souza (distância e triplo)
Mateus Daniel Adão de Sá (triplo)
Alexsandro do Nascimento de Mello (triplo)
Valdivino Vinicius Almeida Nunes dos Santos (peso)
Alex Aparecido Soares (decatlo)
Jefferson de Carvalho dos Santos (decatlo)
Feminino
Mirna Marques da Silva (100 e 200 m)
Tamiris de Liz (100 m)
Ana Paula Caetano de Oliveira (altura)
Nubia Aparecida Soares (triplo)
Gabriele Souza dos Santos (triplo)
Edivania dos Santos Araújo (dardo)
Izabel Rodrigues da Silva (peso e disco)