Rubens Donizete e Roberta Stopa são campeões brasileiros
Bahia- A prova mais importante do Mountain Bike brasileiro conheceu os seus campeões de 2012 neste domingo (15), em Salvador, na Bahia. A competição aconteceu em um circuito de 4,5 quilômetros, montado especialmente para o evento, e teve o percurso considerado bastante técnico, contando com várias subidas e descidas, alem de muita lama, ocasionada elas chuvas que caíram durante a semana. Os campeões da categoria Elite foram Rubens Donizete e Roberta Stopa.
"Ficamos muito satisfeitos em conseguir realizar este brasileiro no estado da Bahia. Foi um grande marco para a região Norte-Nordeste. Aprendemos muito com a organização de uma prova deste nível e o ciclismo baiano teve a oportunidade de competir em casa na prova de Mountain Bike mais importante do Brasil" destaca Orlando Junior, presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC).
Durante a disputa da categoria Elite, prevaleceu a supremacia dos mineiros Rubens Donizete e Roberta Stopa. No masculino, Rubens, 29 anos, foi o grande campeão. O atleta dominou completamente a competição, e desde a largada conseguiu abrir vantagem sobre seus adversários, não sofrendo qualquer tipo de ameaça durante a prova.
Com esta vitória, “rubinho” como é mais conhecido, conquistou o seu seu terceiro título nacional (2007-2011-2012). O atleta percorreu os 22,5 quilômetros com o tempo de 1h34min. Com um desempenho indiscutível, Rubinho finalizou a prova introduzindo uma larga vantagem de 3min17s sobre Ricardo Pscheidt (Felej-Joinville), segundo colocado. Em terceiro, Edivando de Souza Cruz (Scott-Fittipauldi) completou o pódio, marcando 1h38min25.
"Este ano o brasileiro contou com uma pista extremamente técnica, composta por trechos seletivos que dificultaram ainda mais a disputa. Mas apesar das dificuldades, realizei uma ótima largada e procurei tomar muito cuidado para poupar os equipamentos e conseguir chegar ao final sem problemas mecânicos. Estou muito contente e agora vou dar seguimento aos meus treinamentos para embarcar para Londres na melhor forma possível, e agora, ainda mais motivado" afirma Rubens Donizete.
Na disputa da Elite feminino, quem levou a melhor foi a mineira Roberta Stopa, que defende a equipe DaMatta/MOB/Ashima/X-Fusion, completando o percurso de 18 quilômetros em 1h39min37. Em segundo lugar terminou Raiza Goulão (Avulso) com 1h42min12, seguida por Isabella Lacerda (Avulso), na terceira colocação, após completar em 1h42min45.
O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike 2012 realizou a disputa de quinze categorias, entre elas o maior destaque foi para as categorias de base, com atletas até 18 anos, que demonstraram um enorme crescimento e amadurecimento profissional.
A paranaense Bianca Ramão, que defende a cidade de Foz do Iguaçu, é uma grande demonstração dessa renovação do ciclismo brasileiro. Com apenas 15 anos, Bianca pedalou como uma veterana e venceu a prova de ponta a ponta, completando o percurso de nove quilômetros com o tempo de 54min50s. Com a medalha de prata terminou Sinara Bonini (Liga de Ciclismo do Oeste do Paraná) com 1h13min14, seguida de Larissa da Silva (ABC-PM Botucatu) em terceiro lugar, marcando 1h17min44.
"A prova foi muito dura, técnica, e o sofrimento foi inevitável. Passava boa parte do percurso empurrando a bike e isso me desgastou muito. Na verdade eu não esperava sair vencedora. Muito menos com uma vantagem de 18 min sobre a segunda colocada, mas acabou tudo dando certo e agora é só comemorar o título" disse Bianca logo após cruzar a linha de chegada.