Circuito CAIXA incentiva iniciantes no Ceará com corrida em dupla e dicas para os 5 km

Largada da etapa de Fortaleza, em 2011 / Foto: Luiz Doro / adorofoto São Paulo - Com a nova categoria Corrida em Dupla, exclusiva para os 5 km, o Circuito de Corridas CAIXA 2012 chega a Fortaleza em 5 de agosto prometendo estimular ainda mais os cearenses para a prática do esporte. A prova recordista de público na competição, que também conta com os tradicionais 10 km, tem no percurso mais curto uma porta de entrada para as corridas. E quem vai optar por essa distância já pode começar a se preparar, de acordo com Rafael Leitão, da Zona Alvo Assessoria Esportiva, que dá algumas dicas aos atletas.

 

"A categoria Corrida em Dupla pegou o ponto-chave da disputa dos 5 km, que é a oportunidade do atleta correr acompanhado. É muito mais fácil levar um amigo para correr com você uma distância mais curta", garante Rafael. Nessa categoria, os dois competidores largam juntos e somam seus tempos ao final da prova. Vence a dupla com o menor tempo combinado. "Por ter um percurso mais curto, sem tanto desgaste, a prova de 5 km tem todo um lado social, de confraternização, de formar grupos para correr, que é um pouco mais difícil nos 10 km. Mas, tanto como nos 10 km, sempre oriento os atletas a iniciar a preparação com oito semanas de antecedência.

Rafael recomenda também treinos de 30 a 40 minutos, intercalando corrida e caminhada, três vezes por semana. Com cenários deslumbrantes, Fortaleza ainda apresenta opções variadas de locais para correr, como a Avenida Beira Mar, com 3 km de extensão, e o Porto das Dunas, uma praia cercada de dunas altas e coqueiros a vinte minutos de Fortaleza. No Parque do Cocó, o atleta tem um percurso diferenciado, misturando grama e terra batida, e a Avenida Washington Soares é a mais indicada para treinos em subida. "Esse treino é importante porque a prova de Fortaleza do Circuito CAIXA tem um trecho de inclinação," acrescenta o treinador.

Ultramaratonista e formado em Educação Física, Rafael Leitão formou a Zona Alvo Assessoria Esportiva há seis anos, com Raquel Pontes, também profissional da área. Hoje, o grupo conta com 240 alunos, de iniciantes a maratonistas. "O mercado de corridas de rua continua em ascensão, com assessorias esportivas cada vez mais profissionais, e atletas engajados. Mas ainda faltam mais corridas de qualidade", aponta Rafael.

A etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA é a que atrai o maior público para a competição, todos os anos. Em 2011, 3.000 participantes cruzaram a linha de chegada. A prova cearense também divide com a de São Paulo o título de mais antiga do Circuito, criada em 2004.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook