Equipe brasileira de vela compete na raia da Olimpíada de 2012

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan na 470 / Foto: Fred Hoffmann / ZDLSão Paulo - A equipe brasileira de vela já está em Weymouth, na Inglaterra, para o evento-teste dos Jogos Olímpicos de 2012. Os 11 representantes do País terão a chance de conhecer a raia olímpica no mesmo período em que as regatas serão disputadas no ano que vem. Apenas as classes Match Race Feminino e 49er não conseguiram classificar uma equipe para a competição.

A competição começou na última terça-feira, dia 2 de agosto, com as regatas de Match Race Feminino e segue até o dia 13 desse mês.

O destaque brasileiro em Weymouth é a dupla da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada. Os atuais líderes do ranking mundial venceram sete eventos em 2011 e chegam à Inglaterra como favoritos.

A vela nacional também será representada pela medalhista olímpica Fernanda Oliveira. Ao lado de Ana Barbachan, a velejadora gaúcha vai estudar as adversárias da classe 470.

"É uma boa oportunidade de competir na raia onde esperamos estar ano que vem. Aproveitando para testar o material nessa semana, provavelmente iremos mudar a vela aqui em Weymouth. Não sabemos a condição do tempo ainda para as regatas, mas vamos fazer o nosso melhor. Estamos trabalhando pra isso", reforçou Fernanda Oliveira.

No masculino, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen serão os representantes na categoria 470. De Weymouth, a dupla parte para Shenzen, na China, visando a Universíade. Já na Finn, o jovem Jorge Zarif medirá forças contra o anfitrião e campeão olímpico Bem Ainslie e tentará usar a experiência na raia para garantir uma vaga para o País na classe.

De olho em Guadalajara também - Quatro velejadores que estão em Weymouth também lutarão por medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.

Na classe Laser, o catarinense Bruno Fontes espera alcançar as primeiras posições e levar a sorte da Inglaterra para o México. Na Laser Radial, Adriana Kostiw fez uma preparação intensa em Ilhabela (SP) e na Europa para as duas competições.

"O trabalho é focado e pode render uma vaga olímpica. Mas, eu só largo na frente das outras adversárias do Brasil competindo em Weymouth se eu conquistar a vaga do País no Mundial que será realizado em dezembro na Austrália", contou Adriana Kostiw.

Os representantes do País na classe RS:X são Ricardo Winicki, o Bimba e Patrícia Freitas. Os atletas são os primeiro a competir a partir de quinta-feira (4). Os dois velejadores são apontados como favoritos à medalha no Pan e esperam surpreender no evento-teste na Inglaterra.

Os representantes do Brasil em Weymouth:
Star: Robert Scheidt e Bruno Prada
Finn: Jorge Zarif
Laser Standard: Bruno Fontes
Laser Radial: Adriana Kostiw
470 Masculino: Fábio Pillar e Gustavo Thiesen
470 Feminino: Fernanda Oliveira e Ana Luisa Barbachan
RS:X Masculino: Ricardo Winicki
RS:X Feminino: Patrícia Freiras

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook