Brasil chega a 50 ouros e ultrapassa a marca de 150 medalhas no Pan

Altobeli Santos da silva fica com o ouro nos 3000m com Obstaculos  / Foto: Alexandre Loureiro/COBAltobeli Santos da silva fica com o ouro nos 3000m com Obstaculos / Foto: Alexandre Loureiro/COB

Lima - No penúltimo dia de disputas nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, o Brasil atingiu a marca de 50 ouros e ultrapassou o total de 150 medalhas conquistadas. Neste sábado (10), os atletas haviam ganho, até às 19h no horário de Brasília, mais 10 medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e quatro de bronze. O recorde são 52 medalhas de ouro e 157 no total nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
 
A marca do 50º título coube ao atletismo, mais especificamente a Altobeli Santos no 3.000m com obstáculos. "Parecia até que era peruano, a torcida gritando, apoiando na última volta. Pensei: agora é a minha hora. Vi os americanos ficando. E, como brasileiro, botei na cabeça que não ia perder essa medalha, estava confiante. O ouro estava engasgado e, finalmente, veio", disse Altobeli, que ainda completou. "É uma emoção única, diferente, contagiante. O ouro tem um sabor diferente".
 
Mas quem mais contribuiu para o quadro de medalhas brasileiro neste sábado foi a vela, com cinco pódios. Martine Grael e Kahena Kunze na 49erFX, Bruno Lobo na Fórmula Kite e Matheus Dellagnelo na Sunfish conquistaram o ouro; Claudio Biekarck, Gunnar Ficker e Isabel Ficker foram prata na lightning; enquanto Juliana Duque e Rafael Martins na snipe ficaram com o bronze.
 
E as medalhas também tiveram marcas muito importantes. A começar por Martine Grael e Kahena Kunze que igualaram o feito de Rafaela Silva, se tornando a segunda e a terceira mulheres a conquistarem ouro nos Jogos Olímpicos, nos Jogos Pan-americanos e em Mundiais. Claudio Biekarck, o atleta mais velho da delegação brasileira, com 68 anos, chegou à 10ª medalha em Jogos Pan-americanos.
 
As demais medalhas do Brasil neste sábado (até o fechamento da matéria) foram a prata de Augusto Dutra no salto com vara e os bronzes de Jéssica de Paula (-50kg) no karatê, da equipe feminina do polo aquático, da equipe masculina de tênis de mesa e de Eduardo Rodrigues nos 110m com barreiras.
 
Veja Também: 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook