Saiba números e curiosidades da delegação nacional em Lima 2019

Tudo pronto para o Pan-Americano de Lima / Foto: Alexandre Loureiro/COB

Lima - Uma delegação numerosa, composta por 486 atletas, em busca de classificações olímpicas e de um grande resultado para o país em Lima (Peru). É dessa forma que o Time Brasil encara a sua 18ª participação nos Jogos Pan-americanos. Mas, além disso, o evento será marcado por uma série de marcas expressivas e recordes da equipe brasileira.
 
Inicialmente, é importante destacar que o Time Brasil terá 250 homens e 236 mulheres, a menor diferença de gênero entre atletas na história da competição. Cláudio Biekarck (vela), em sua décima participação e em busca da décima medalha, será o mais velho da equipe: 68 anos e 2 meses. No outro extremo, a esgrimista Victória Vizeu, de 15 anos e 3 meses, será a caçula da delegação.
 
Se Biekarck é também o recordista de participações em Pans, Juliana Veloso (saltos ornamentais) se tornará em Lima a mulher brasileira com maior número de aparições: seis. A saltadora comparece aos Jogos desde Winnipeg 1999.
 
O Brasil terá 11 medalhistas olímpicos em ação (este número ainda pode aumentar, dependendo da convocação do vôlei): Mayra Aguiar e Rafaela Silva, do judô; Martine Grael e Kahena Kunze, da vela; Rosângela Santos e Thiago Braz, do atletismo; Isaquias Queiroz e Erlon Souza, da canoagem velocidade; Arthur Zanetti e Arthur Nory, da ginástica artística; e Maicon Andrade, do taekwondo.
 
Além disso, serão 13 medalhistas em Jogos Olímpicos da Juventude: Thiago Braz (atletismo), Elaine Gomes (handebol) e Larissa Araújo (handebol), em Cingapura 2010; Netinho (taekwondo), Flávia Saraiva (ginástica artística), Marcus D'Almeida (tiro com arco), Hugo Calderano (tênis de mesa), Luiz Altamir (natação) e Giovanna Diamante (natação), em Nanquim 2014; e Keno Marley (boxe), Jaqueline Lima (badminton), Ferrnanda de Goeij (natação) e Maria Luiza Pessanha (natação), em Buenos Aires 2018.
 
Confirmando a força da equipe brasileira em Lima, vale ressaltar ainda que os integrantes do Time Brasil somam 116 medalhas em Campeonatos Mundiais: 46 ouros, 37 pratas e 33 bronzes. São 55 medalhistas, de 19 modalidades. Destaques para Ana Marcela Cunha (maratona aquática), com 12, e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), com 10.
 
Por fim, merece destaque a forte presença de atletas com passagens pelos Jogos Escolares da Juventude, organizados desde 2005 pelo COB: 59, de 193 possíveis (30%). Entre eles, estão Mayra Aguiar (judô), Paulo André (atletismo), Etiene Medeiros (natação), Haniel Langaro (handebol) e Bárbara Domingos (ginástica rítmica).
 
Veja Também: 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook