Acordo de cooperação para lançamento da Escola Municipal Olímpica Carioca

Acordo de cooperação para lançamento da Escola Municipal Olímpica Carioca / Foto: Divulgação/COBAcordo de cooperação para lançamento da Escola Municipal Olímpica Carioca / Foto: Divulgação/COB

Rio de Janeiro - O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, e a Subsecretária de Ensino do Rio de Janeiro, Maria Helena dos Santos Prazeres Costa, assinaram na manhã desta segunda-feira, dia 4, na sede do COB, o Acordo de Cooperação para parceria inédita de lançamento do projeto piloto Escola Municipal Olímpica Carioca (EMOC). Voltada para o ensino fundamental I (1º ao 5º ano), a EMOC utilizará metodologia pedagógica do Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB.  
 
O modelo, inspirado nos Ginásios Experimentais Olímpicos (ensino fundamental II), será implantado inicialmente nas escolas Emma D’ávila (10ªCRE), em Pedra de Guaratiba, bairro com um dos 10 menores IDHs do Estado, e Edmundo Bittencourt (1ªCRE), de Benfica.
 
O presidente do COB afirmou ser uma honra e uma excelente oportunidade estreitar a parceria com a Secretaria Municipal de Educação com o Transforma. “O COB acredita que os Valores Olímpicos podem contribuir para a formação dessas crianças e conta com a parceria dos professores, que são fundamentais agentes transformadores. Esperamos que esse projeto piloto perpetue por toda a rede”, disse Paulo Wanderley.
 
Além de participarem do lançamento da EMOC, profissionais de ambas as escolas deram início às atividades de capacitação presencial do Transforma, que contará com quatro encontros presenciais nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro deste ano. A demanda curricular esportiva será orientada pelo COB e a relacionada aos jogos e às danças, pelo Instituto TREVO, ambos em conjunto com a SME. 
 
A escolha da metodologia partiu da experiência da SME com os Valores Olímpicos no período olímpico e pós-olímpico. “Vimos a possibilidade de ter a metodologia Transforma em algumas de nossas escolas, como o Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (GEO), em Santa Teresa. A metodologia pedagógica tem colaborado com o processo de ensino dos nossos alunos. Quando pensamos em uma escola de primeiro segmento com foco nas habilidades corporais, optamos pelo Transforma como referencial para essa nova escola”, explica José Edmilson da Silva, Coordenador de Projetos e Extensão Curricular da Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
 
“Precisamos avançar, sair de dentro da sala de aula, proporcionar o contato das crianças a partir dos 5 anos com a educação física. É fundamental entender a criança como um todo, estimular suas potencialidades, o pertencimento. Queremos consolidar a metodologia dos Valores Olímpicos. A proposta da EMOC não é só permanecer mais tempo na escola, mas também ter contato com matérias e atividades. Nosso objetivo é desenvolver um crescimento através das atividades esportivas. Queremos que as crianças cuidem de seu corpo, de seus movimentos, da alimentação saudável, do respeito ao próximo e da ética”, explica a subsecretária de Ensino do Rio de Janeiro, Maria Helena dos Santos Prazeres Costa.
 
Com proposta pedagógica fundamentada na apropriação e utilização da Cultura Corporal de Movimento, o EMOC vai trabalhar os valores olímpicos: amizade, respeito e excelência. Para aderir ao novo modelo pedagógico, professores de todas as disciplinas, coordenadores, monitores, além da direção, serão capacitados pelo Transforma.
 
“Esperamos que o conteúdo abordado pelos cursos CIEVO e VOV do Transforma possa subsidiar os professores no dia a dia na escola, ampliando a sua percepção no que tange um ensino de caráter global, onde o aluno é visto como um ser global. Nossa expectativa é que os nossos alunos possam perceber os valores olímpicos, materializando-os em seus espaços sociais, tendo a possibilidade de colocar em prática o conhecimento adquirido para além da escola, podendo construir um referencial para seu futuro projeto de vida” revela Edmilson da Silva. 
 
Capacitação dos professores - O COB vai oferecer dois cursos a distância para a equipe escolar:  o de Valores Olímpicos para a Vida (VOV), destinado a educadores de todas as disciplinas e segmentos, e o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO), voltado para professores de Educação Física que trabalham com crianças de 5 a 11 anos. 
 
O VOV apresenta o Movimento Olímpico e seu elo com o processo educacional, além de propor uma relação dos Valores Olímpicos com habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são amizade, excelência e respeito. 
 
Já o CIEVO compartilha o conteúdo de Valores Olímpicos e oferece práticas esportivas diversificadas, lúdicas e prazerosas, planejadas de acordo com as necessidades e potencialidades das crianças. As modalidades incialmente abordadas são atletismo, ginástica artística, natação e judô.
 
O conteúdo do Transforma tem relação direta com a BNCC, documento do Ministério da Educação que norteia os currículos de todo o sistema de ensino nacional, e também contempla o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos docentes.
 
Para participar, os educadores serão cadastrados na plataforma Transforma, onde terão acesso e todo o suporte necessário ao longo do curso, como esclarecimento de dúvidas sobre conteúdo e suporte técnico. 
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook