Do beisebol ao poker: 5 esportes que nem todo brasileiro conhece as regras

Talvez o esporte mais complexo para o entendimento do brasileiro seja o beisebol. / Foto: Divulgação

São Paulo - Muito mais do que o país do futebol, o Brasil é uma nação apaixonada por esportes. Seja pelo clima propício para a prática de diferentes exercícios, por suas riquezas naturais ou pelo dom natural de seus habitantes, é inegável que a cultura esportiva está enraizada na história brasileira.
 
Apesar de revelar grandes campeões em diferentes campos como o automobilismo, vôlei, basquete, atletismo, ginástica, natação, dentre muitos outros, há algumas modalidades, no entanto, com menor apelo no país. O motivo, na maioria das vezes, é a falta de entendimento sobre as regras, o que muitas vezes afasta o público dessas atividades.
 
Beisebol - Talvez o esporte mais complexo para o entendimento do brasileiro seja o beisebol. Bastante popular em países como a Venezuela, Japão, Coréia do Sul e algumas regiões da América Central, o jogo do bastão é um verdadeiro sucesso nos Estados Unidos, onde está sediada uma das principais ligas do mundo na modalidade, a Major League Baseball (MLB).
 
Embora pareçam confusas no início, as regras do jogo não são tão complexas assim. De forma simplificada, o objetivo principal de cada time é marcar mais pontos que o adversário. Para isso, o rebatedor (dono do bastão) precisa percorrer as quatro bases do campo sem ser eliminado, ou seja, sem que a defesa consiga proteger cada zona, acertá-lo com a bola ou apanhá-la sem que ela caia no chão após a rebatida.
 
Poker - Antes de tudo é preciso reforçar que o poker é, sim, uma modalidade esportiva. Em 2010, o jogo de cartas foi reconhecido em todo o mundo como um esporte da mente e sonha desde então em fazer parte do programa olímpico. Apesar de nem todo mundo conhecer, suas regras são simples e consistem em premiar o jogador que tiver a mão mais forte ao final de cada rodada.
 
A categoria mais popular do poker é a Texas Hold'em, na qual cada participante recebe apenas duas cartas e poderão formar suas jogadas com outras cinco peças (chamadas de "cartas comunitárias") colocadas na mesa gradualmente, que também são utilizadas pelos adversários. A ideia do jogo é tentar estabelecer sequências de números (quanto mais altos, melhor), quadras, trincas, pares, dentre outros.
 
O esporte mais popular dos Estados Unidos é também um dos que mais têm conquistado o público brasileiro nos últimos anos / Foto: Divulgação
 
Futebol americano - O esporte mais popular dos Estados Unidos é também um dos que mais têm conquistado o público brasileiro nos últimos anos. Muito diferente do futebol praticado no Brasil e em grande parte do mundo, a versão americana é caracterizada por ser uma disputa de territórios com uma bola oval. Assim, ganha a partida quem conseguir alcançar mais vezes a “endzone” adversária e marcar mais pontos.
 
Em cada lance de ataque, uma equipe tem até quatro tentativas para avançar 10 jardas, e, caso isso não aconteça, ela perde a posse de bola para o rival. Normalmente os times utilizam apenas as três primeiras chances para que na última, ao invés de arriscar perder a bola numa zona perigosa, possam se livrar dela mandando-a para uma distância segura.
 
Rugby - Muitas vezes confundido com o futebol americano, o rugby na verdade foi quem deu origem à modalidade criada nos Estados Unidos. Entre suas principais diferenças estão algumas regras, como o tempo de jogo e o número de atletas por equipe. Enquanto o primeiro é disputado por 15 jogadores em dois tempos de 40 minutos, o segundo é um duelo de 11 contra 11 em quatro etapas de 15 minutos.
 
No rugby, o grande objetivo é anotar um try, uma jogada que consiste atravessar a linha de fundo com a bola e encostá-la no chão. Os passes são feitos de duas formas: para os lados ou para trás, apenas com as mãos, enquanto para frente só é possível utilizar os pés. Outro ponto importante é o tackle, lance em que se derruba somente o jogador que tem a bola. Caso um atleta que não tenha a posse seja abatido, marca-se uma penalidade contra o time infrator.
 
Tênis - De todos os esportes da lista, o tênis talvez seja o mais conhecido do público brasileiro, principalmente após a Era Guga, entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000, quando as conquistas de Gustavo Kuerten geraram um boom da modalidade no país. Contudo, trata-se ainda de uma atividade considerada de nicho no Brasil e que a grande massa não tem muita familiaridade com suas características e regras.
 
Um dos elementos que mais causam confusão é a contagem de pontos. Basicamente, um jogo de tênis é formado por disputas em melhor de três ou cinco sets, sendo que cada set é vencido por quem anotar seis games primeiro (tendo obrigatoriamente dois de vantagem sobre o adversário). Os games, por sua vez, são compostos por quatro pontos: 15, 30, 40 e game. Em caso de empate por 6 a 6, a disputa vai para um tiebreak de até sete pontos (ou quem abrir dois de vantagem primeiro).
 
Veja Também: 
 
 
 
 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook