Encontro Anual de Treinadores Olímpicos destina atenção a Tóquio 2020

Encontro Anual de Treinadores Olímpicos destina atenção a Tóquio 2020 / Foto: Guilherme Taboada/COB

Rio de Janeiro - Manter o alto nível de competitividade dos atletas, minimizar o impacto negativo de situações que possam interferir na performance esportiva e ter atenção aos mínimos detalhes. 
Com a transmissão dessas mensagens, o COB encerrou o Encontro Anual de Treinadores Olímpicos, que em 2019 foi realizado simultaneamente ao Seminário Internacional de Ciências do Esporte, no Centro de Treinamento Time Brasil, Rio de Janeiro, e reuniu os principais nomes do esporte de alto rendimento do país.
 
"Esse é um momento importante para discutirmos temas relacionados ao Movimento Olímpico. Fico extremamente satisfeito com o resultado desse seminário, com a sensação que os nossos treinadores saem ainda mais qualificados após três dias de palestras e debates", disse o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira.
 
O último dia do Seminário teve uma palestra com César Andrade, que destrinchou os recursos disponibilizados pelas ferramentas de vídeo-análise antes e durante as competições, e outra com o australiano David Bishop (Victoria University), especialista em fisiologia do exercício, que abordou os benefícios de realizar uma preparação em locais com temperatura elevada para competições que acontecerão sob forte calor, situação que deve ser recorrente em Tóquio 2020.
 
"Estamos em um momento sensível da preparação para os Jogos Olímpicos. Parece que ainda está longe, mas não é bem assim. Não podemos ter falhas no planejamento, por isso temos que sempre reforçar alguns pontos de atenção aos treinadores. Os detalhes são primordiais, já que as diferenças atualmente no esporte de alto rendimento são mínimas", explicou Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB.
 
O Encontro Anual de Treinadores Olímpicos foi encerrado com a mesa-redonda "Prevenção e cuidados do esporte competitivo de alto rendimento para menores entre 14 e 18 anos", questão tratada com a devida relevância pelo COB, que utiliza sua expertise em eventos e Missões voltados aos jovens e adolescentes, como os Jogos Olímpicos da Juventude e os Jogos Escolares da Juventude, para adotar todas as medidas necessárias visando a saúde e o bem-estar dos atletas.
 
O Seminário Internacional de Ciências do Esporte reuniu mais de vinte palestrantes, sendo seis estrangeiros, e a preparação para os Jogos Olímpicos foi intensamente debatida, com troca de informações e experiências para todos aqueles que estão envolvidos com a Missão Tóquio 2020.
 
"A intenção do COB nesse momento era trazer para a discussão alguns temas que estão relacionados com a preparação para Tóquio 2020. Temos que conhecer as condições adversas que vamos encontrar, como calor, fuso horário, alimentação, redes sociais e o contato entre atletas e familiares. O objetivo foi analisar todas as situações que minimizem o impacto negativo no desempenho dos atletas", disse Bichara.
 
Ao longo dos três dias, o evento reuniu mais de 200 treinadores e profissionais do esporte, entre eles Bernardinho (vôlei), Fernando Possenti (maratonas aquáticas), José Neto (basquete), Mateus Alves (boxe), Cristiano Albino (ginástica artística), Elson Miranda (atletismo), Lauro de Souza Júnior (canoagem velocidade), Camila Ferezin (ginástica rítmica), Tatiana Figueiredo (ginástica de trampolim) e Marco Vasconcelos (badminton). Destaque também para a presença de coordenadores e gestores das Confederações Brasileiras Olímpicas, como Eduardo Frick (tênis), Ana Luísa Almeida (pentatlo moderno) e Torben Grael (vela).
 
"Eventos como esse ajudam a difundir conhecimento, são fundamentais para aqueles que estão envolvidos com o esporte. Cada modalidade tem suas particularidades, mas podemos aprender muito com elas. Essa troca de experiências é válida para todos nós", elogiou Torben, coordenador técnico da CBVela.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook