Josimar de Oliveira e Luciene Ferreira são os vencedores do Tour do Rio

Domingo de festa na Enseada de Botafogo que recebeu número recorde de participantes. Vencedor da etapa de Paraty é convidado para ir para Argentina / Foto: Fernando Maia

Rio de Janeiro - Céu azul, sol e a beleza natural da cidade, formaram o cenário perfeito para a última e mais importante prova do ano no calendário do ciclismo nacional. O Desafio Tour do Rio reuniu mais de 400 competidores de todas as idades na manhã deste domingo festivo na Enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro.
 
Foram disputadas 26 categorias, com três largadas distintas, sendo a primeira às 7h. A mais aguardada do programa, a categoria Elite, foi a última a sair e teve Josimar de Oliveira, da ECT Taubaté como grande campeão. Ele completou os 100,7 km ( 20 voltas) em 2h24m13s, seguido de perto por Jeovane de Oliveira, que chegou um centésimo depois. Magno Prado, da Funvic/ São José ficou com a terceira colocação com o tempo 2h24s14s.
 
“Muito gostoso correr aqui. A paisagem é fantástica. A grande dificuldade de correr aqui é o vento, que bate forte nos dois lados da pista e influencia muito no desempenho da prova. Mas tive a sorte de sair em uma fuga e consegui me sair muito bem no sprint final e sai vencedor”, disse o atleta de 29 anos, recordando da última prova em que participou em Botafogo. 
 
“Há dois anos, a chegada foi igual a de hoje. Poderia ter vencido mas acabei sendo ultrapassado nos últimos segundos e fiquei com a terceira colocação. Hoje, felizmente a história foi diferente”, completou. 
 
Marcio Vicente, que venceu a Copa Rio de Janeiro de Ciclismo e era apontado como um dos favoritos ao título, terminou na 10ª colocação. 
 
Entre as mulheres, na categoria Elite Feminina, a vencedora Luciene Ferreira, da Funvic São José. Ela completou as nove voltas do seu percurso com o tempo de 1h33m17s. As meninas da Memorial Santos garantiram a segunda e terceira colocações com Camila Coelho e Gisele Gasparotto, respectivamente. Gisele inclusive protagonizou uma das cenas mais incríveis da prova. Ela caiu na largada, devido a um problema em sua bicicleta, foi atendida, voltou para a pista, fez uma linda prova de recuperação e por pouco não saiu com a vitória. 
 
Luciene Ferreira, que foi campeã da Copa Light em 2014 e no ano passado terminou em quarto, comemorou o fato de estar novamente no lugar mais alto do pódio.
 
“É uma prova que gosto muito. Tem as minhas características por ser realizada em um terreno plano. Hoje, no entanto, a maior dificuldade, além do vento, foi o alto nível das adversárias. Não foi nada fácil! Tive que me virar pra defender a liderança e chegar ao final com força. Mas graças a Deus deu tudo certo”, festejou. 
 
Outras 24 categorias também foram premiadas. Segue abaixo a relação completa de todos vencedores.
 
Luan da Mata - Vencedor do Tour do Rio em Paraty é convidado para competir na Argentina - O ciclista de Taubaté, Luan da Matta, foi convidado pela equipe argentina San Martim para fazer parte do seu time de atletas em 2017. O jovem atleta credita este convite à visibilidade alcançada pela vitória no Desafio Tour do Rio, em outubro, em Paraty. 
 
“ Antes de mais nada só tenho a agradecer a todos os organizadores do Desafio Tour do Rio. Foi nesta competição que consegui erguer minha imagem e também como ciclista. Recebi esta proposta de trabalho graças a este bom resultado. Estou muito feliz e espero corresponder em 2017”, concluiu. 
 
Categoria Elite Masculino 
1-Josimar de Oliveira/ECT Taubaté – 2h24m13s
2-Jeovane de Oliveira/São Francisco Saúde – 2h24m13s + 1 centésimo
3-Magno Prado/Funvic São José – 2h24m14s
4-Rodrigo do Nascimento/São Francisco Saúde – 2h24m20s
5- Ricardo Alcici Matos/Ace/Neobox/1009 – 2h24m33s
 
Categoria Elite Feminina
1-Luciene Ferreira/Funvic São José – 1h33m17s
2-Camila Coelho/Memorial Santos – 1h33m17s + 1 centésimo
3-Gisele Gasparotto/Memorial Santos – 1h33m18s
 
Vencedores outras categorias   
 
PNE Handbike – Amadeu Centola
PNE – Raphael Baddini
Open Masculino A – Ederson Dias
Open Masculino B – Renato Campos
Open Masculino C – Everton de Moura e Claudio Roberto Brandão
Open Masculino D – Armando Barcellos
Estreante Masculino – Thiago Biasibetti
Estreante Feminino – Vanessa Moço
Master Feminino – Elizabeth Santucci
Open Feminino A – Juliana Salgado
Open Feminino B – Line Ostergaard
Open Feminino C – Fabiana Marzan
Open Feminino D – Rosane Marques
Master A1 – Urwalei de Oliveira
Master A2 – Edilson Ribeiro
Master B1 – Carlos Casali
Master B2 – Gilberto Martins
Master C1 – Aaron Long
Master C2 – Ricardo Tjader
Veterano Masculino – Guaracy Bezerra
Sub-30 – João Whitaker
Junior Masculino – Victor Ranghetti
Juvenil Masculino – Matheus Scadian
Juvenil Feminino – Vitória Bezerra da Costa
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook