Brasil e Itália com Ana Marcela e Frederico Vanelli nos 5 km

Pódio feminino / Foto: Satiro Sodré / CBDA

Rio de Janeiro - O Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas terminou neste sábado, 7/11, com a prova de cinco quilômetros na praia de Inema, Base Naval de Aratu. Ana Marcela Cunha (1h03m36s0) venceu a disputa feminina e o italiano Frederico Vanelli (57m50s) foi o campeão no masculino. No entanto, o campeão brasileiro foi o segundo colocado da prova, Victor Colonese (57h51m0s), da Unisanta. Inema também decidiu a Copa do Brasil, competição realizada apenas em cinco quilômetros.

Entre os homens o pódio foi completado por Matteo Furlan (57m52s) no geral. Fernando Ponte (57m54s0) e Samuel de Bona (57m53s0), do Grêmio Náutico União, ficaram em segundo e terceiro entre os brasileiros. No feminino, Ana Marcela teve Betina Lorscheistter (1h03m37s0), do Grêmio Náutico União, e a italiana Rachelle Bruni (1h03m38s) em segundo e terceiro lugares. Viviane Jungblut (1h04m52s0), do Grêmio Náutico União, foi terceira entre as brasileiras. 
 
Ana Marcela Cunha, que este ano focou em sua preparação para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan e, consequentemente, na classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, falou das diferenças de ritmo nas provas.
 
"Numa prova mais lenta, com um ritmo mais cadenciado como foi a prova dos 10 quilômetros, eu tenho um pouco mais de dificuldade para conseguir um final de prova melhor. E hoje, o Luiz Lima, que largou dois minutos e meio depois na prova masculina do Brasil, na primeira volta pegou o pelotão feminino do Campeonato Brasileiro. Ele impôs um ritmo mais forte e consegui me manter no vácuo dele e fiquei administrando a vantagem. A Betina atacou pelo lado, mas consegui chegar de um jeito mais tranquilo que na prova dos 10km. Não precisou de photofinish e nem da agonia que foi. Então é isso, quando a prova é mais forte como etapa de Copa do Mundo eu consigo render muito mais", explicou.
 
Luiz Lima, do Esporte Clube Gladiadores, disputou a Copa Brasil, competição que está em seu segundo ano para os atletas não profissionais, venceu a categoria Senior C (1h03s41s0). 
 
Após a realização de seis etapas, Victor Colonese foi o campeão do ranking brasileiro 2015, com 170 pontos. Fernando Ponte e Samuel de Bona, do Grêmio Náutico, ficaram em segundo e terceiro lugares, com 163 e 123 pontos. Entre as mulheres, Betina foi a vencedora do ano, também com 170 pontos. Ana Marcela Cunha ficou em segundo (148) e em terceiro veio Gabriela Ferreira, também do Grêmio Náutico (145).
 
"Foi uma prova de superação. Nos 10 quilômetros, na quinta-feira, faltando 450 metros, meus óculos romperam e eu uso lente. Não enxergava nada e acabei não andando tão bem. Sabia que hoje era o dia de virar a página. Já saí querendo ganhar a prova. No final cheguei eu e o italiano e com essa vitória consegui o ranking e campeonato Sul-Americano. Tentei sair um pouco mais aberto, mas o pelotão encostou e aí segurei pra fazer uma primeira volta mais controlada. Depois da terceira boia já vim mais agressivo para ganhar a prova. Muito gratificante ver um trabalho sendo recompensado. Venho de um grande ano, faltou apenas a prova de 10km, mas ganhar o ranking foi muito bom", disse Victor.
 
As provas de Inema definiram a seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano da modalidade, em março de 2016. Poliana Okimoto estava com uma das duas vagas nos 10km feminino garantida. A segunda foi ocupada por Betina Lorscheistter, campeã brasileira da quinta etapa, realizada na quinta-feira (5/11). Entre os homens nos 10 quilômetros irão Samuel de Bona e Fernando Ponte. Nos cinco quilômetros as vagas foram completadas por Victor Colonese e Samuel de Bona. No feminino, Betina Lorscheitter e Viviane Jungblut.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook