Bombeiro ciclista atende a população e muda planejamento de provas

Ben-Hur em frente ao Corpo de Bombeiros na Florida / Foto: Divulgação  Ben-Hur em frente ao Corpo de Bombeiros na Florida / Foto: Divulgação

Araçatuba - A temporada esportiva em 2020 ainda é uma incógnita para todos os atletas do mundo e não é diferente para o ciclista Ben-Hur Sturaro, da equipe Promax Bardahl. Bombeiro em Araçatuba (SP), sua terra natal, Ben-Hur embarcaria no início deste mês para os Estados Unidos, onde faria sua quarta temporada consecutiva, por um período de cerca de 45 dias. No entanto, a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) fez com que seus planos fossem alterados.
 
"A crise mundial do Coronavírus alterou totalmente meu calendário, ao ponto de cancelar todos os treinos e repensar a preparação para 2021, em função da atual situação em que vivemos", conta Ben-Hur Sturaro. "Planejei começar o treinamento de 'base' novamente, que consiste em  fazer fortalecimento interno, treino em academia com peso e movimentos funcionais para ganho de força e resistência. Faço tudo isso em casa, pois tenho equipamentos, pesos (halteres) e espaço para realizar tudo o que é necessário. Fora a bike e o rolo de treino, conjunto que garante a minha forma para o ciclismo", completa.
 
Em relação ao seu trabalho no Corpo de Bombeiros em Araçatuba, houve mudanças drásticas quanto aos horários, atendimento ao público e a biossegurança em geral, devido ao COVID-19. Tudo para minimizar o risco de contaminação e propagação, pois Ben-Hur está na linha de frente e auxilia no atendimento pré-hospitalar da população.
 
"Tem uma frase que penso sempre. Um grande atleta me disse um dia, nunca mais esqueci e levo isso também em meu trabalho, que literalmente vamos para guerra todo dia: 'Soldado bom é aquele que está preparado para tudo e a qualquer momento'. Isso é vivido dia a dia por nós, falamos e lembramo-nos sempre, que não somos nós, bombeiros, que escolhemos a vítima. É ela que, indiretamente, te escolhe para ser atendida. Nada mais justo estar preparado para tal responsabilidade", destaca Ben-Hur.
 
Ben-Hur Sturaro tinha passagens compradas para viajar aos Estados Unidos no último dia 9 de abril, retornando na segunda metade de maio. Sua programação previa provas como USA CRITS, um dos eventos mais importantes do ciclismo profissional e amador norte-americano.
 
"Estou triste por não poder ir viajar e cancelar tudo o que tinha planejado. O valor das passagens foram revertidas 100% pela companhia aérea (Azul), as inscrições das provas ficaram de crédito para o ano que vem, menos mal. É vida que segue. A cabeça está um pouco confusa e, às vezes, bate o desânimo, sendo difícil se animar para competir só ano que vem, por ser tão longe, além de saber ainda que tudo é improvável no cenário esportivo em geral. Porém, ter calma nesse momento é o mais importante. Nesse tempo sem provas, o melhor a  fazer é focar nos pontos fracos do treinamento e tentar ajustar tudo para a nova temporada", avalia Ben-Hur.
 
"Meu recado para todos é que se previnam ao máximo para contermos essa situação. Todos já sabem como e o que fazer. Ter prudência e calma nesse momento é muito importante. Agirmos com responsabilidade irá gerar muitos benefícios para nós e a quem amamos, especificamente os que estão nas faixas de maior risco. Cuidar do corpo também é uma responsabilidade que temos com nós mesmo. Cabeça sã, corpo são", finaliza.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook