Velocistas da Seleção Brasileira são destaques no penúltimo dia do Campeonato Brasileiro de Pista
Maringá - O penúltimo dia de competições do campeonato brasileiro de pista foi bastante agitado, com a realização de seis finais. Os grandes destaques foram os velocistas integrantes da seleção brasileira que dominaram o pódio na prova de velocidade individual com as três primeiras colocações.
Debaixo de sol forte, os ciclistas começaram o dia competindo na prova de perseguição por equipes. Nesta competição duas equipes de 4 corredores entram em disputa sob uma distância de 4 km. Eles iniciam em dois pontos opostos da pista. O vencedor será a equipe que alcançar a equipe rival ou que marcar o menor tempo.
A equipe São Francisco/Ribeirão Preto conquistou a medalha de ouro com os ciclistas Gideoni Monteiro, Thiago Nardin, Ricardo Alcici e Cristian Egidio. Os atletas completaram a prova de 4.000 metros em 4min30s412. Na segunda colocação, com a prata, terminou a equipe de São Caetano do Sul, representada pelos ciclistas Leandro Alves, Joel Candido, Patrick Gabriel e Jefeter Luiz, marcando 4min38s441. Completando o pódio, o Clube Maringaense de Ciclismo com Rauny Silveira, Rogerio Nascimento, Rafael Santos e Michel Fernandes, conquistaram o bronze com o tempo de 4min41s904.
No Keirin feminino a mais forte foi Luciene Ferreira (Funvic/Pindamonhangaba), seguida de Gimena Stocco (São Francisco/Ribeirão Preto), na segunda colocação e Gabriela Yumi (Clube Maringaense de Ciclismo) em terceiro.
Durante a disputa da velocidade individual, uma das principais provas do ciclismo de pista, o grande destaque ficou para os atletas que são integrantes da seleção brasileira de ciclismo. Os ciclistas ocuparam as três primeiras colocações com Flávio Cipriano (Memorial/Santos) conquistando o ouro, seguido de Dieferson Borges (São José dos Campos) com a prata e Kacio Fonseca com o bronze. O domínio na prova, demonstra o grande trabalho que vem sendo desenvolvido pela Confederação Brasileira de Ciclismo com os atletas integrantes da seleção de pista.
Para o técnico Emerson Silva, este é apenas o inicio de uma grande renovação no ciclismo de pista brasileiro. "Todos os três primeiros atletas da prova de velocidade olímpica também são integrantes da seleção brasileira de pista. Esse resultado comprova todo o comprometimento que a CBC vem dedicando para a disciplina de pista. Há pouco menos de um ano estamos desenvolvendo um trabalho especifico com cada um desses atletas, e isso é apenas o começo do nosso projeto, que tem como objetivo principal as Olimpíadas do Rio 2016", destacou Emerson Silva, técnico da seleção brasileira de pista.
Na disputa da prova por pontos no masculino, o ciclista Alex Arseno (Funvic Pindamonhangaba) foi o primeiro colocado com 61 pontos. Em segundo lugar terminou Patrick Gabriel (São Caetano do Sul) com 49 pontos e Gideoni Monteiro (São Francisco/Ribeirão Preto) completou o pódio com 45 pontos. No feminino quem levou a melhor foi Valquiria Pardial (Funvic/Pindamonhangaba) após conquistar 43 pontos. Em segundo lugar terminou Luciene Ferreira (Funvic/Pindamonhangaba) com 36 pontos. Na terceira colocação, terminou Aline Paroliz (Memorial/Santos) com 27 pontos.
Os ciclistas iniciaram o período da tarde com a disputa da prova do 1km contra-relógio. Nesta prova os ciclistas largam parados. O competidor que realizar o menor tempo é declarado vencedor. O ciclista Davi Romeo (Caloi) conquistou a medalha de ouro após marcar 1min07s879. Kacio Fonseca (Caloi) foi o segundo melhor tempo com 1min08s107. Na terceira colocação Caio Moretto (Lidra/Americana) completou o pódio, após marcar 1m08s380.
Finalizando as provas do quarto dia de competições no velódromo de Maringá, no Paraná, as ciclistas do feminino disputaram a prova de 500m contra-relógio. A vencedora foi Luciene Ferreira (Funvic/Pindamonhangaba), marcando 39s688, seguida de Camila Coelho (Caloi) com 40s044, segunda colocada, e Ana Rafaela (Sesla Indaiatuba) em terceiro com 40s113.