Handebol aumenta a participação dos atletas e dos clubes
Sergipe - A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) encerrou sua Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária, no último fim de semana, em Aracaju (SE), com passos importantes na melhoria de suas práticas de gestão e transparência.
Na Assembleia Geral Extraordinária foram aprovadas mudanças emblemáticas no estatuto da entidade. A principal delas diz respeito às eleições, com a ampliação da participação de atletas e clubes.
A proposta do Conselho de Administração da CBHb foi aprovada pelos presentes, e o número de esportistas no colégio eleitoral irá saltar de um para nove nomes. Antes, apenas o presidente da Comissão de Atletas tinha direito a voto.
O mesmo acontecerá com os clubes. Eles passarão de um para cinco representantes. Os critérios para a definição da escolha dos representantes da categorias de atletas e clubes, serão definidos no entanto, por meio de edital a ser publicado e divulgado pela CBHb no prazo de seis meses após o registro e a publicidade do estatuto consolidado contendo as reformas aprovadas.
Os novos representantes das categorias de atletas e clubes passarão a integrar a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da CBHb à partir 2019 e com direito a voz e voto, ao lado das 27 federações estaduais e dos Presidentes das Comissões de Atletas, Clubes e Árbitros. Todos os votos, agora, terão o mesmo peso.
"Desde a criação do Conselho de Administração, nosso objetivo sempre foi buscar aprimorar a governança corporativa e tornar a gestão o mais transparente possível. Essas mudanças no estatuto nos colocam em uma boa posição em termos de governança e vão de encontro ao que nossos patrocinadores, parceiros e a sociedade esperam da administração da confederação", diz Carlos Eustáquio Brum da Silveira, presidente do Conselho de Administração.