Rubinho Valeriano é vice-campeão da Copa América de MTB

Rubinho no pódio em Catamarca (ARG) / Foto: Divulgação

São Paulo - A Specialized esteve representada em provas de mountain bike e triatlo neste fim de semana.
 

Na Argentina, o mineiro Rubinho Valeriano foi vice-campeão da Copa América de MTB, em Catamarca, e somou 40 pontos nos rankings mundial e olímpico, de olho em vaga na Rio 2016. Seu companheiro de AOO Specialized, o catarinense Érick Bruske, foi o vencedor da júnior e iniciou bem a sequência de três competições em pouco mais de 20 dias. O jovem ciclista segue no país, para a Copa Balcarce, e retorna para competir dia 4 de outubro na Taça Brasil, em Rio das Ostras (RJ).

Após iniciar a Copa América no sábado com a sexta colocação no Sprint Eliminator, Rubinho fez uma corrida no domingo que exigiu técnica e também um bom planejamento. "A prova do Cross Country Olímpico em Catamarca foi muito dura, em um circuito bem técnico, que subia demais, com bastante pedras soltas e poeira", relatou Rubinho, vice-campeão atrás do argentino Dario Gasco. "Fiz uma estratégia de não forçar no início para não chegar desgastado no final, porque eram seis voltas", completou.
 
"O que definiria a classificação final era a pilotagem na bike. Fiquei muito feliz com o segundo lugar, apesar de ter como objetivo ser campeão. Andei no meu limite em boa parte da prova, o que mostra que estou voltando às minhas origens. Minha bike, a S-Works Stumpjumper HT Carbon, foi muito exigida e me ajudou demais, em vários momentos. Agora, inicio os trabalhos pensando na Taça Brasil, no começo do próximo mês", contou o ciclista, representante brasileiro em Pequim 2008 e Londres 2012, que busca vaga para seu terceiro Jogos Olímpicos.
 
Assim como Rubinho, Érick Bruske também avaliou as características do circuito argentino e destacou sua estratégia de prova. "A corrida foi dura, porque o circuito era basicamente um grande rock garden (jardim de pedras) de 4 km. Assumi a ponta no início e o argentino Lucho veio na roda, o único que conseguiu acompanhar o ritmo. Nos destacamos e abrimos 30 segundos para o terceiro colocado já nesse começo", relembrou Bruske. 
 
"Ditei o ritmo o tempo todo. Como ele não queria revezar, sabia que teria de ficar esperto para não sofrer nenhum ataque. Felizmente mantive o passo, controlei a prova e na chegada fiz a estratégia correta para sair com a vitória. Nos 500 metros finais fiz três sprints para cansá-lo. No último e decisivo, consegui atingir meu objetivo, me distanciei dele e confirmei o título da Copa América", concluiu.
 
Iron Biker 2015 - Vivi Favery (Specialized Factory Racing Team) e Lucas Sírio (AOO Specialized) se destacaram no Iron Biker, em Mariana (MG), com o vice na elite feminina e o título da juvenil, respectivamente. Já Loris Verona Jr (Embaixador Especialized) foi terceiro na sub-30 e Orlando Alves, companheiro de equipe de Vivi, o décimo na elite masculina. Como todos os anos, a prova contou com grande presença de atletas estrangeiros. Ao final dos três dias, os colombianos Luis Mejia e Angelita Parra levaram os títulos das elites.
 
"Para mim este foi um vice-campeonato com gosto de vitória, pelo fato de a campeã Angelita Parra, da Colômbia, ser uma atleta fortíssima. Assim, consegui defender a segunda colocação de favoritas como Roberta Stopa e a Larissa Connors (EUA). Muito bacana ser a melhor brasileira e ir bem em uma prova patrocinada pela Specialized, com toda estrutura da marca presente lá em Mariana, me dando forte apoio", comemorou Vivi. "Minha S-Works Era mais uma vez teve um desempenho incrível", completou.
 
Já Lucas Sírio retornou a competir dois meses após sofrer uma fratura na mão direita durante treino no Campeonato Brasileiro de MTB, em Itaipava (RJ). "Retornei muito bem após o acidente no Brasileiro, em julho. Meu rendimento foi bem acima do que eu esperava, por ter ficado esse tempo sem competir. Fiquei no pelotão principal os dois dias de prova, e minha estratégia foi de atacar nas subidas mais longas para ir quebrando o ritmo dos adversários. Deu certo e conquistei meu terceiro título do Iron Biker", vibrou o ciclista mineiro, que pedalou com sua Epic FSR Expert Carbon WC 29.
 
Paulista de Maratona (XCM) - Em São Pedro, a paulista Larissa Brasa (Specialized Hoffmann XCO) faturou a etapa final do Campeonato Paulista de Maratona, após ter vencido a abertura no início do ano. "Participei do Interestadual de XCM, válido pela etapa final do Paulista. Uma prova de 50 km, com uma serra de aproximadamente 3 km na metade do percurso, trechos com areia e um calor forte e sol muito intenso. Além do título na júnior, fui a sexta no geral, o que me deixa ainda mais feliz", avaliou Larissa.
 
4ª etapa do Troféu Brasil de Triathlon - A Specialized Factory Racing Team esteve representada por dois atletas no Troféu Brasil, em Santos. Enquanto a triatleta Vanessa Gianinni foi vice-campeã e garantiu a liderança provisória da elite feminina após quatro provas, o ultraciclista Claudio Clarindo topou o convite da organização e voltou a uma prova de triatlo, sua base na pratica esportiva no início da carreira, nos anos 1990. A oitava colocação na faixa de idade entre 35 e 39 deixou o atleta santista satisfeito.
 
"Para minha surpresa, fiz uma ótima natação e saí da água no pelotão da frente. Não nado há mais de três anos e correr também é uma atividade física que não costumo praticar há um longo tempo. Gostei muito de participar, porque voltei a minha época de adolescente ao reviver o início de carreira. Valeu demais a participação. Mesmo terminando em oitavo lugar, o benefício mental foi imenso. Achei muito legal o novo percurso, dentro da área portuária de Santos", destacou Clarindo, que pedalou com sua Tarmac SL4 e usou o Selim Power Pro, lançamento Specialized.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook