Ginástica Rítmica do Brasil estreia na Copa do Mundo de Portimão

Ginástica Rítmica - Copa do Mundo de Portimão    / Foto: Divulgação/CBGGinástica Rítmica - Copa do Mundo de Portimão / Foto: Divulgação/CBG

Portugal - Animadas após a ótima participação da equipe do Conjunto na etapa de Kazan (RUS) realizada semana passada, a Ginástica Rítmica do Brasil estreia nesta sexta-feira (6) na Copa do Mundo de Portimão, em Portugal. Este será o último torneio preparatório antes da disputa do Campeonato Mundial de Baku, no Azerbaijão, que começará no próximo dia 16.
 
Destacada em reportagem no site da FIG (Federação Internacional de Ginástica), a equipe de conjunto do Brasil teve um ótimo desempenho em Kazan. Na prova das bolas, alcançou a maior nota de um time brasileiro na história da modalidade, 25,950. Ao final da prova mista (três arcos e dois pares de maças), as brasileiras finalizaram a competição em 9º lugar, terminando à frente dos rivais continentais (Estados Unidos e México).
 
O desempenho na Rússia mostrou que o time brasileiro chegará ao Mundial em condições de brigar por uma das nove vagas para a Olimpíada de Tóquio-2020, que serão distribuídas na competição.
 
Para Camila Ferezin, técnica do conjunto e coordenadora de Seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), a importância da participação na etapa de Kazan foi mostrar a evolução da equipe. “As meninas estão crescendo e sentindo mais seguras a cada competição. Ficar à vontade em quadra é fundamental para um bom desempenho. Nesse sentido, estamos trabalhando muito para elas se sentirem mais seguras e acertar a série e consequentemente aumentarmos nossa nota em Portimão”, disse Camila, que traçou como meta nesta etapa buscar um lugar na final.
“Nossa expectativa é conseguirmos acertar as duas séries, aumentarmos nossas notas e assim entrar na final. Queremos chegar no ápice da performance no Mundial e para isso estamos dando o nosso melhor nestas etapas de Copa do Mundo”, completou.
 
Também participarão da etapa de Portimão, nas disputas do Individual, Natalia Gáudio e Barbara Domingos. Para Monika Queiroz, treinadora de Natalia, o objetivo na etapa portuguesa é realizar uma participação com menos erros do que em Kazan. “Lá estreamos uma nova série na fita e tivemos uma boa apresentação, assim como no arco. Para Portimão, esperamos subir na classificação e competir com um mínimo de faltas”, afirmou.
 
Marcia Naves, treinadora de Barbara Domingos, ficou satisfeita com a performance de sua atleta na etapa de Kazan e espera uma evolução em Portugal. “Foi a primeira vez que ela obteve nota acima de 18 em uma Copa do Mundo, na bola (18,450) e maças (18,550). Isso foi muito positivo, mas não teve uma boa performance no arco, quando cometeu dois erros graves. Vamos tentar diminuir estes erros, aumentar as notas e subir na classificação final”, explicou.
 
A participação brasileira na Copa do Mundo de Portimão começará a partir das 11h15 (horário de Brasília), com Natalia Gáudio participando da qualificação do arco e da bola, enquanto Barbara Domingos entrará no tapete nos mesmos aparelhos, a partir das 13h45. No Conjunto, o Brasil será a última equipe a se apresentar na prova das cinco bolas, que começará às 17h30.
 
Programação da Copa do Mundo de Portimão
 
Dia 6 (sexta-feira)
11h15 – qualificatória individual (arco e bola) – Natalia Gáudio
13h45 – qualificatória individual (arco e bola) – Barbara Domingos
17h30 – qualificatória 5 bolas – Conjunto
 
Dia 7 (sábado)
11h15 – qualificatória individual (maças e fita) – Barbara Domingos
12h30 – qualificatória individual (maças e fita) – Natalia Gáudio
17h – qualificatória 3 arcos e 2 maças – Conjunto
 
Dia 8 (domingo)
11h – final Conjunto – 5 bolas
11h45 – final Individual – arco
12h15 – final Individual – bola
12h50 – final Conjunto - 3 arcos e 2 maças
13h35 – final Individual – maças
14h05 – final Individual - fita
 
Ginástica Rítmica do Brasil na Copa do Mundo de Portimão
 
Individual
Barbara Domingos
Natalia Gáudio
Conjunto
Beatriz Linhares
Camila Rossi
Deborah Medrado
Nicole Pírcio
Vitória Guerra
 
Reservas
Maria Eduarda Arakaki
Victoria Borges
Treinadoras
Camila Ferezin (Conjunto)
Bruna Martins (Auxiliar-técnica do Conjunto)
Marcia Naves (Individual)
Monika Queiroz (Individual)
 
Fisioterapeutas
José Nivaldo Andrade
Paulo Ricardo Pereira
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook