Com gol no último lance, Brasil vence França e avança em 1º
Sábado, 12 Dezembro 2015 23:50
Rio de Janeiro - Em um jogo com final eletrizante, a Seleção Brasileira feminina de handebol venceu a França por 21 x 20 nesta sexta-feira (11.12) e garantiu o primeiro lugar no Grupo C do Mundial da Dinamarca. A vitória na cidade de Kolding veio nos últimos segundos. A França jogava pelo empate para terminar a fase de grupos na liderança da chave. E as francesas conseguiram empatar a partida em 20 x 20 quando faltavam 10 segundos para o fim do jogo. Mas em uma jogada incrível, a brasileira Dara acertou um arremesso do meio da quadra. A bola entrou no gol francês com quatro segundos para o fim do jogo e acabou decretando a vitória brasileira.
Com o resultado, o Brasil segue invicto no Mundial. Depois de estrear com empate diante da Coreia, a equipe bateu Congo, Argentina, Alemanha e França. As meninas brasileiras são as atuais campeãs mundiais. O primeiro lugar do Grupo C definiu as adversárias do Brasil nas oitavas de final do torneio: serão as romenas, que ficaram em quarto lugar no Grupo D. A partida válida pela próxima fase será disputada na segunda-feira (14.12), mas o horário do jogo ainda será definido.
O jogo
O Brasil entrou um pouco desligado em quadra e viu a França abrir o placar, mas a seleção brasileira logo empatou com Alê e depois passou a frente. Rapidamente, as brasileiras conseguiram abrir uma vantagem de 5 x 2, mas as francesas endureceram e acabaram empatando. A partir daí, o jogo ficou bastante acirrado, com a França buscando o empate a cada vez que o Brasil passava a frente no placar. No final do primeiro tempo, no entanto, as brasileiras conseguiram abrir uma vantagem de dois gols e o placar do período acabou em 11 x 9 para a seleção verde e amarela.
O segundo tempo começou como o primeiro, com um gol das francesas. A partida seguiu equilibrada, com o Brasil se mantendo à frente, mas tendo as francesas sempre próximas no placar. Aos 13 minutos da segunda etapa, a França conseguiu passar à frente. As brasileiras, no entanto, mantiveram a concentração e o jogo continuou emocionante.
Quando faltava menos de um minuto para o final da partida, o Brasil teve um tiro de sete metros marcado a favor. Célia Costa entrou em quadra, converteu a cobrança e colocou as brasileiras à frente: 20 x 19. A França usou a estratégia de goleira-linha e conseguiu empatar em 20 x 20 nos últimos segundos. Quando a partida parecia definida, a goleira Bárbara repôs a bola com rapidez e Dara, no meio da quadra, aproveitou que a goleira francesa estava fora do gol para mandar a bola nas redes. Vitória brasileira, muita festa em quadra e nas arquibancadas, enquanto as francesas continuavam desnorteadas, sem acreditar no que havia acontecido.
“Qualquer uma que arremessasse a última bola iria fazer porque acreditamos até o último segundo. É mérito de toda a equipe por ter acreditado que poderia ganhar”, disse Dara, que se tornou a heroína da partida ao marcar o gol da vitória. Para ela, a maturidade da Seleção Brasileira é um trunfo para buscar o bicampeonato. “Agora nós sabemos o que precisamos fazer para chegar lá e vamos atrás disso”, disse em entrevista ao canal SporTV.