Atletas de handebol destacam evolução durante fase de treinos
Blumenau - As Seleções Femininas Júnior e Juvenil de Handebol estão reunidas no SESI de Blumenau (SC) desde a última quinta-feira (14) para a primeira fase de treinamentos do ano, que vai até esta sexta-feira (22). Com comissões técnicas novas, as atletas querem, mais do que nunca, 'mostrar serviço', ainda mais com a presença do treinador da Seleção Adulta, Morten Soubak, em Blumenau. As equipes estão se preparando para o Pan-Americano das respectivas categorias. A competição Júnior será em março, no Brasil, e a Juvenil em abril, em Santiago, no Chile.
Campeã da Liga Nacional com a equipe da Metodista/São Bernardo (SP), a armadora esquerda Mariane Oliveira está animada com a presença do técnico Morten Soubak nos treinamentos. "A maioria desse grupo Júnior estava no Juvenil há dois anos, mas agora o ritmo é mais intenso. Acredito que, por conta do Morten estar aqui, todo mundo está se dedicando ainda mais. A experiência está sendo muito boa, mas temos bastante para melhorar até as próximas fases", afirmou a atleta, que foi convocada pela primeira vez para a Seleção Júnior.
Outra jogadora que fez a estreia na lista da equipe Júnior, mas que já é bastante conhecida pelo técnico dinamarquês é a armadora direita Bruna de Paula, do Instituto Buzzo Sport/São José dos Campos (SP). Ela estava no grupo que disputou o Mundial Adulto na Dinamarca, em dezembro. "Já tive o privilégio de trabalhar com o Morten na equipe Adulta e para mim está sendo um pouco mais fácil de entender o que ele quer nos treinamentos. Ele está propondo a mesma filosofia de jogo do Adulto no Júnior e no Juvenil. Com isso, todo mundo chega mais preparada na equipe principal. Não muda nada eu já ter jogado no Adulto, já que sempre temos algo para aprender, corrigir e melhorar", disse.
Na primeira etapa de treinamentos do ano, a ponta direita da Seleção Juvenil, Handara Fernandes, do Clube Português/AESO (PE), destacou a evolução da equipe durante a semana. "Estamos voltando de férias e os primeiros treinos não foram tão bons, mas continuamos dedicadas. O Morten nos falou bastante sobre preparo físico, retorno defensivo e trabalhamos muito nisso. Nos últimos treinos melhoramos bastante, mas é claro que ainda faltam alguns ajustes. Temos muito trabalho pela frente", analisou.
Já pensando no Pan-Americano Juvenil do Chile, em abril, a central Mariah Oliveira, também do Clube Português/AESO (PE), prevê uma competição muito difícil. "Sabemos da tradição que o Brasil tem e que todas as equipes vão jogar a vida para ganhar de nós, por isso, temos que trabalhar duro. Temos uma comissão técnica bem formada, um time forte e estamos evoluindo bastante durante os treinamentos. Esperamos conquistar o ouro no Pan-Americano e nos classificarmos para o Mundial", concluiu.
Veja Também: