Asics ganha prêmio por tecnologia avançada em sapatilha de corrida | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Asics ganha prêmio por tecnologia avançada em sapatilha de corrida

A nova tecnologia CFRTP (Termoplásticos Reforçados com Fibra de Carbono) foi desenvolvida por cientistas do Instituto Asics de Ciência do Esporte, em Kobe, no Ja / Foto: Divulgação

Paris - Em uma cerimônia virtual realizada neste mês, em Paris, a Asics foi anunciada a vencedora do JEC World Composites Innovation Awards na categoria Esportes e Saúde. O prestigiado prêmio foi concedido por um júri internacional pela tecnologia de moldagem avançada presente na nova sapatilha sem pregos chamada MEetasprint™. Esta nova sapatilha da Asics foi projetada para melhorar a velocidade de atletas velocistas de curta distância. 
 
A nova tecnologia CFRTP (Termoplásticos Reforçados com Fibra de Carbono) foi desenvolvida por cientistas do Instituto Asics de Ciência do Esporte, em Kobe, no Japão. Em colaboração com uma equipe seleta de parceiros de diferentes setores, eles descobriram um novo uso de materiais compostos visando o desenvolvimento de calçados de corrida de velocidade para o mundo do atletismo. 
 
Tradicionalmente, os velocistas contavam com pregos (spikes) para ganhar tração durante provas rápidas de 100, 200 e 400 metros rasos. No entanto, ao usar a nova tecnologia de fabricação CFRTP, que molda a sola do Metasprint™, a Asics revolucionou a aparência de uma sapatilha de corrida. A nova sola em fibra de carbono alveolar remove os pregos para tornar a tração da sapatilha na pista ainda mais eficiente. Dessa maneira os velocistas conseguem exercer maior propulsão a cada passo. 
 
Em distâncias curtas, onde cada milissegundo no tempo pode fazer a diferença, a sapatilha Metasprint™ demonstrou melhorar a velocidade. Testes conduzidos pelo Instituto de Ciências Esportivas da Asics mostraram que, com essa tecnologia, os corredores eram capazes de diminuir 0,048 segundos em seu tempo, tornando-os mais rápidos em uma corrida de 100 metros. 
 
"O material CFRTP foi estudado por várias indústrias por sua resistência e durabilidade. Em nome da Asics e de nossos parceiros intersetoriais, estamos muito satisfeitos por poder aceitar um prêmio tão prestigiado e trazer essa tecnologia para a indústria esportiva. Não só em poder ajudar no desempenho dos atletas, mas também em melhorar a sustentabilidade. O método de fabricação dessa tecnologia permite a reciclagem dos fragmentos não utilizados, reduzindo assim o desperdício", comenta Kenichi Harano, Diretor Executivo e Gerente Geral Sênior do Instituto ASICS de Ciência do Esporte. 
 
Além de reforçar a importância da nova tecnologia para o futuro da Asics e da indústria do esporte, Harano também reforça os objetivos da marca: "Nossa missão segue sendo a de criar tecnologias esportivas inteligentes que protejam e apoiem atletas de todas as habilidades para ter o melhor desempenho", finaliza. 
 
Sobre a JEC World Composites Innovation Awards - O JEC é dedicado à promoção de materiais compostos e utilizados em todos os setores. Desde 1996, ela premia as tecnologias mais inovadoras em 11 categorias, incluindo automóveis, aeroespacial, tecnologia de segurança, construção, transporte, etc. Mais informações podem ser encontradas no site oficial. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook