São Silvestre: Nutrólogo dá dicas importantes para atletas amadores

93ª Corrida de São Silvestre / Foto: Divulgação93ª Corrida de São Silvestre / Foto: Divulgação

São Paulo - Como todos os anos, dia 31 de dezembro, em São Paulo, acontece a corrida de rua mais tradicional do país, a São Silvestre. Em sua 94ª. edição, atletas profissionais e amadores vão encarar não só os desafios do percurso de 15 quilômetros, como também o forte calor que normalmente faz na capital paulista nessa época.
 
Por essa razão, é importante que os atletas estejam muito bem preparados.  O nutrólogo Dr. Renato Lobo, especializado em Nutrologia Esportiva, faz algumas recomendações, principalmente para os competidores amadores. “Normalmente o atleta profissional já possui um acompanhamento médico e nutricional ao longo de todo o ano. O problema está com as pessoas que correm eventualmente ou que decidem participar da São Silvestre por festa.”
 
Para esse público é muito importante beber bastante líquido, de preferência os isotônicos, antes e durante o percurso. “Como a competição é mais duradoura, o atleta precisará de bastante sódio e potássio. Algumas bebidas isotônicas tradicionais são a melhor opção para poder hidratar durante uma atividade intensa, no calor, como a São Silvestre e outras corridas longas”, destaca o nutrólogo.
 
Pré-competição e no dia anterior é importante ingerir uma quantidade de carboidratos maior, como a macarronada, por exemplo. “Evitar alimento com muita fibra, saladas e frutas, pois pode dar um certo desconforto durante a prova. E mesmo que o carboidrato seja permitido, não corra com a barriga muito cheia.”
 
Outra dica importante é o consumo da creatina, um suplemento famoso no mundo das academias por aumentar a massa muscular e ajudar na força. “Poucas pessoas sabem que um dos efeitos da creatina é reter líquido no corpo, ajudando a prevenir desidratação em atividades intensas e a céu aberto. Outro suplemento que pode ser usado é a cafeína, que deixa a pessoa mais disposta e diminui a sensação de cansaço. Já as bebidas isotônicas com carboidrato também contribuem para manter a energia e a disposição.”
Depois da prova, as principais recomendações são manter a hidratação, pelo menos durante duas horas, sempre com bebidas isotônicas, não apenas água, e ter uma alimentação mais balanceada.
 
Além de todas essas dicas para a São Silvestre, vale destacar a importância da corrida e dos exercícios físicos para a saúde. “Independente da idade os benefícios de praticar atividades físicas são muitos, desde a diminuição da incidência de diversos tipos de câncer e doenças vasculares (infarto, AVC), até a própria estética. Então vale muito a pena, deixa o indivíduo mais funcional, mais ativo, além de ser uma das chaves do antienvelhecimento”, finaliza Dr. Renato Lobo.
 
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