Woitke e Casetta são campeões brasileiros de Estrada Junior

Vinicius Woitke / Foto: CBC / Divulgação

Rio de Janeiro - Encerrando a programação do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Pista Junior, que começou no último dia 26 de maio, os atletas enfrentaram uma grande prova de resistência neste domingo, 1 de junho, no contorno do Bosque II, em Maringá (PR) que exigiu muito preparo físico dos participantes. Na principal categoria (Junior), os campeões foram Vinicius Woitke e Ana Paula Casetta.
 
Foram seis provas realizadas com disputas apertadas entre os principais ciclistas do Brasil com idade entre 13 e 18 anos. As categorias participantes foram Infantojuvenil, Juvenil e Junior, todas disputadas nos naipes feminino e masculino. Apesar da pouca idade, o que não faltou foi profissionalismo para as futuras promessas do ciclismo nacional, principalmente aos atletas da Infantojuvenil e Juvenil que fizeram uma prova digna de reconhecimento.
 
O público aguardou ansioso a prova da categoria Junior, umas das mais esperadas. Grande parte dos ciclistas que disputam esta categoria acaba subindo para a categoria Elite no ano seguinte, quando completam 19 anos, e tudo isso causa muito nervosismo nos atletas para mostrarem serviço e garantir uma equipe na futura categoria.
 
Na Junior feminino o ritmo começou intenso. Com poucas voltas percorridas o grupo principal já aparecia completamente fracionado, sendo liderado por seis atletas que disputavam acirradamente cada metro do percurso. Restando poucas voltas para o final, Ana Paula Casetta, atual campeã brasileira de Contra-Relógio, lançou um forte ataque e terminou isolada na linha de chegada para garantir também o título brasileiro de resistência.
 
“Finalizamos este brasileiro muito contentes pelos resultados alcançados. Todos os ciclistas foram formados pela nossa equipe, com raras exceções, e isso valoriza ainda mais as medalhas conquistadas. Estamos batendo de frente contra equipes de ponta do Brasil. Já conseguimos estabelecer ótimos resultados com os nossos ciclistas da Elite e agora confirmamos mais uma vez o potencial da nossa categoria de base. Todos estão de parabéns”, afirmou Carlos Martinelli, técnico do Clube Maringaense de Ciclismo.
 
Representando a Associação Ciclística Rolandense, Renata da Silva Lopes, completou a prova da Junior feminino na segunda colocação, seguida por Gabriela Munhoz, que representa o Ciclo Clube Romeo, na terceira posição. As duas ciclistas travaram um grande duelos nos metros finais.
 
Disputa esperada - A prova masculina começou calma, sem muitos ataques e imprimindo um ritmo moderado. Durante as primeiras 10 voltas, em um total de 30, o grupo permaneceu compacto, sem grandes destaques. A partir da metade da competição alguns atletas começaram a acelerar o ritmo e tentar se desgarrar do grupo principal.
 
O catarinense Vinicius Woitke, da Hidrorepell Tintas/FME/ Bike Point, foi o primeiro a conseguir abrir vantagem dos adversários, sendo alcançado pouco depois pelos atletas Eduardo Pini, também da Hidrorepell e Lucas Gomes, da SMEL Foz do Iguaçu. Os três ciclistas seguiram juntos liderando a competição e aos poucos foram ampliando a vantagem.
 
Faltando três voltas para o final, Vinicius arrancou e seguiu sozinho para se tornar o campeão brasileiro de 2014. Eduardo Pini completou na segunda colocação, protagonizando uma dobradinha para a equipe Hidrorepell Tintas/FME/Bike Point que faturou o título da prova pelo quarto ano consecultivo. Lucas Gomes, campeão do Contra-Relógio, disputado no sábado (31 de maio), completou o pódio na terceira colocação.
 
“Foi uma prova longa e desgastante. Largamos com a intenção de controlar a primeira metade da prova e só depois começaríamos os ataques para tentar finalizar com a vitória. Depois da décima volta eu estava bem posicionado e consegui formar uma fuga que levaria ao título. Estou treinando para o brasileiro desde dezembro e estou muito feliz por conquistar essa vitória para a minha equipe. Gostaria de agradecer o meu técnico Gustavo Freitas, toda a minha equipe e minha família. Essa vitória eu dedico exclusivamente para a minha mãe”, declarou Vinicius.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook