Uruguaio vence etapa mais longa da Volta Ciclística

Pódio da 4ª etapa / Foto: Luis Claudio/CBC

Rio Grande do Sul - A 3ª edição da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul está se aproximando de sua reta final e os ciclistas participantes seguem em uma disputa apertadíssima pelo título. 
 
Neste sábado (9), os atletas encararam um verdadeiro teste de resistência já que o percurso de 174km entre São Francisco de Paula e Farroupilha é o maior trajeto desta edição. Com muita determinação, o uruguaio Richard Mascarañas deixou todas suas forças para o sprint final e venceu a prova, com o tempo de 4h08min48s. Alan Maniezzo também fez bonito e faturou o terceiro posto para o Brasil, cruzando a linha de chegada junto com o equatoriano Byron Guama, vencedor da terceira etapa e novo líder da classificação geral por pontos, segundo colocado.
 
“A etapa foi relativamente tranquila durante boa parte do percurso. Nos quilômetros finais é que o ritmo aumentou bastante e acabei conseguindo me desgarrar do grupo principal para conquistar essa vitória. Está sendo muito legal participar da volta. O evento é muito bem organizado, com uma excelente estrutura e ainda conta com a participação de grandes equipes, todos estão de parabéns”, contou o campeão. 
 
A quarta etapa começou com muitos atletas tentando abrir fuga logo nos primeiros quilômetros e o pelotão se fracionando em vários grupos, mas logo um grande conjunto de ciclistas se compactou. No km 36, o brasileiro Antônio Nascimento, o uruguaio Sixto Nunez e o paraguaio Santiago Mingo abriram uma pequena vantagem para o pelotão e o paraguaio venceu a primeira meta volante. O trio acabou sendo alcançado e um grupo de 10 ciclistas se formou, seguindo firme na liderança com um ritmo muito forte. A fuga chegou inclusive a conquistar uma vantagem de quatro minutos para o pelotão com 78 quilômetros de corrida. 
 
O paraguaio Santiago Mingo acabou levando a melhor na segunda meta volante e fez o Paraguai conquistar sua segunda chegada intermediaria do dia. A diferença da fuga para o pelotão foi diminuindo gradativamente a partir do km 105 e até que no km 158, o grupo foi capturado graças ao ritmo alucinante imposto pelos ciclistas da equipe Funvic, deixando o final da prova totalmente aberto. Mesmo com vários atletas partindo para o ataque de olho no pódio, Richard Mascaranãs, da seleção do Uruguai, acelerou mais forte no momento certo, conquistando o título da etapa.
 
A segunda posição ficou com o atleta Alan Maniezzo, da San Francisco Saúde/Ribeirão Preto, que também segue como dono da camiseta branca com bolinhas vermelhas na liderança geral da classificação de montanha. A boa campanha brasileira na prova ainda conta com os atletas da Funvic Murilo Affonso e Kleber Ramos liderando a classificação geral entre os ciclistas, na primeira e na segunda colocação, respectivamente, com o tempo de 15h15min, além de Endrigo Pereira, atleta da seleção brasileira de ciclismo de estrada, na liderança da categoria Sub-23.
 
“Estou feliz por conquistar o meu segundo pódio nesta edição da volta. Já são quatro dias defendendo a camiseta de montanha e venho tentando apresentar a melhor regularidade possível. A última etapa também irá proporcionar momentos de muitas disputas na busca pelo título. A equipe continua focada e estaremos até o fim tentando conquistar a classificação geral”, contou Alan Maniezzo.
 
A expectativa é grande para a quinta e última etapa da competição. O domingo (10) promete ser de muita emoção nas estradas da RS 453 e RS 122, que liga Farroupilha à Caxias do Sul. No retorno de Caxias para Farroupilha para a decisão final da competição, serão mais de 800 metros de desnível nos últimos quilômetros, exigindo muito gás e estratégia dos competidores para alcançar um lugar no pódio.
 
A 3ª edição da Volta Ciclística do Rio Grande do Sul é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio da Policia Rodoviária Estadual, Prefeitura de São Francisco de Paula, Prefeitura de Novo Hamburgo e Prefeitura de Farroupilha.
 
Resultados completos da 4ª etapa: http://goo.gl/aW3LTm
 
Programação:
 
1ª etapa - Quarta-feira (06/04)
Novo Hamburgo / São Francisco de Paula - 150km
 
2ª etapa - Quinta-feira (07/04)
São Francisco de Paula / Cambará do Sul / São Francisco de Paula - 161km
 
3ª etapa - Sexta-feira (08/04)
São Francisco de Paula / Campo Bom / São Francisco de Paula - 156km
 
4ª etapa - Sábado (09/04)
São Francisco de Paula / Farroupilha - 174km
 
5ª etapa - Domingo (10/04)
Farroupilha / Caxias do Sul / Portão / Farroupilha - 156km
 
Campeões de edições anteriores:
 
2015
 
Individual – Byron Guama (Equador)
Equipes - Team Ringeriks/Kraft
 
2014
 
Individual - José Luis Rodrigues (Chile)
Equipes - Funvic/BrasilInvest (Brasil)
 
Maiores informações: www.cbc.esp.br
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook