Shimano Brasil Enduro Series define primeiros campeões nacionais

Pódio Pro da temporada 2014 / Foto: Eduardo Iru / Shimano

Rio de Janeiro - Competição pioneira em abrangência nacional, o Shimano Brasil Enduro Series definiu neste domingo (2) os oito campeões da sua temporada de estreia. Na principal categoria do evento, a Pro, o título ficou com Nataniel Giacomozzi (Manoel Marchetti), enquanto o vencedor da etapa foi Bernardo Cruz (GT Bicycles/Shimano). O Shimano BES teve início em maio, em Itaipava (RJ), passou por Urubici (SC), em agosto, e foi encerrado em Campos do Jordão, com 190 participantes. Além da Pro, os campeões nacionais da Expert, Máster 1, 2 e 3, Sênior, Amador e Feminino também foram conhecidos pelo público.
 
O título de Nataniel, tricampeão brasileiro de Downhill (2001/03/04), foi conquistado após o vice em Itaipava e a vitória em Urubici, que, somados à segunda colocação na final, garantiram ao vencedor 1.600 pontos, contra 1.200 do vice-campeão nacional, Bernardo. "É uma sensação inexplicável. É um sonho para mim, então quando você o realiza é bom demais. Espero um título desse nível há muito tempo. No Downhill faz tempo que não venço o Brasileiro e conseguir isso no Enduro é muito bom pra mim. ", comemorou o catarinense. 
 
"É algo diferente, ser o primeiro campeão do Brasil de Enduro. Treinei bastante para estar no lugar mais alto do pódio após as três provas", avaliou "Nata", como é conhecido. "Me senti bem fisicamente durante todo a final. Pedalar numa altitude de 1.700 metros é bem duro. As especiais estavam muito difíceis. Em ambas descidas, E1 e E2, consegui passar o Ronny, o que me deixou muito feliz e confiante. Sabia que estava fazendo o certo", completou.
 
100% de aproveitamento - Vencedor nas duas etapas em que disputou, em Itaipava e Campos do Jordão, Bernardo Cruz comemorou o 100% de aproveitamento. "Sempre que damos nosso melhor, queremos receber o melhor em troca. Neste caso, consegui isso, que foi dar meu máximo aqui na final e ser o primeiro. O nível foi muito alto, gostei muito de rever os amigos", destacou Bernardo. "Em relação à abertura do Shimano BES, senti que aqui em Campos os trechos cronometrados estavam mais físicos, com exceção da E3, mais curta, porém mais técnica. O E1 e o E2 exigiam mais da constância do atleta", acrescentou. 
 
Na Expert, o título de 2014 ficou com Luiz Felipe Viani (HUPI Bikes), após a segunda colocação na final. "Na primeira especial cometi um erro, que me fez perder cerca de 30 segundos. Voltei para a pista, busquei o atleta que havia me ultrapassado e daí para frente não errei mais. Na E2 foi bem legal, estava bem liso, como surfar na bike, e acertei tudo e no estágio final, de Downhill puro, foi curto mas muito prazeroso. Estou satisfeito e muito feliz", comemorou Luiz Felipe Viani. O vencedor em Campos do Jordão foi Tiago de Souza, com oito segundos a menos que Luiz Felipe.
 
Campeões antecipados, Bia Ferragi e Robert Marent, da Feminina e Sênior, respectivamente, confirmaram o favoritismo e também dominaram a decisão, assim como na Máster 1, Máster 2 e Amador, em que os ganhadores da etapa também faturaram o campeonato: Andre Melo de Matos (Máster 1), Gustavo de Amorim Neves (Máster 2) e Jonas Ziel (Amador). Na Máster 3, Helio Nassaralla, confirmou o título, mesmo com a terceira colocação. O vencedor da final foi Leonardo Rocha, campeão em Itaipava.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook