Pódio nas principais provas ciclísticas marca temporada dos atletas Shimano

Raiza Goulão foi campeã na Costa do Sauípe (BA) / Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

Rio de Janeiro - Os resultados expressivos em diferentes modalidades marcaram o ano de 2103 para os atletas Shimano. As conquistas se espalharam pelo mundo abrangendo MTB, cross country olímpico (XCO) e downhill, triatlo e ciclismo de estrada, além das equipes patrocinadas no Grand Tour europeu, incluindo a emblemática Volta da França. No XCO, os principais destaques foram Raiza Goulão e Ricardo Pscheidt, ambos equipe Soul Riders, Isabella Lacerda (LM/Shimano) e Luiz Henrique Cocuzzi (Lar Nossa Senhora), os quatro convocados para representar o Brasil em competições internacionais. No donwhill, Tiago Farinelli e Juliana Alves, ambos equipe GiosBR, além do piloto mineiro Bernardo Cruz, tiveram bons resultados, assim como o triatleta Fábio Carvalho e a equipe de ciclismo de São José dos Campos, a Team Cycling Funvic.

"O ano de 2013 foi especial para todas as modalidades do ciclismo e para a Shimano, especificamente, foi um ano mágico. As Voltas da Espanha e da França tiveram vitórias de nossos atletas, aqui no Brasil, Isabella Lacerda foi campeã da Copa Internacional de MTB e Raíza Goulão bicampeã Pan-americana de mountain bike. Ricardo Psheidt e o paraciclista Jefferson Spimpolo (Soul Riders) também obtiveram ótimos resultados", comemorou Vanessa Srna Pinheiro, coordenadora de marketing esportivo da Shimano.
 
"No ciclismo de estrada, a Team Cycling Funvic andou muito bem e nosso ultraciclista Claudio Clarindo foi um verdadeiro herói no Desafio 600K, pedalando do Rio a São Paulo em menos de 24h. No donwhill, a equipe Gios BR e o Bernardo Cruz, campeão no Mundial em Whistler (CAN), também estão de parabéns. Estamos muito satisfeitos", concluiu Vanessa.
 
O mountain bike XCO, modalidade confirmada no programa de ciclismo dos Jogos Olímpicos Rio-2016, ganha cada vez mais espaço nas empresas do setor e na mídia do País. Atenta ao movimento olímpico, a Shimano patrocina três equipes, que estão entre as principais do Brasil: a catarinense Soul Riders, a mineira LM/Shimano e a paulistana Lar Nossa Senhora Aparecida.
 
Na Soul Riders, o trio formado por Raiza Goulão, Ricardo Pscheidt e Jefferson Spimpolo comemorou conquistas nacionais e internacionais. Na sub-23, Raiza foi bicampeã Pan-americana, tricampeã brasileira, além do 6º lugar na etapa da Copa do Mundo de MTB no Canadá, melhor resultado brasileiro no evento, e ainda obteve a 11ª colocação no Mundial da África do Sul. Na elite feminina, foi campeã da etapa nacional do Shimano Short Track e vice na final na Colômbia. No Desafio Red Bull Kirimbawa Amazônia, a goiana também subiu no degrau mais alto do pódio, assim como no GP Ravelli, última competição de 2013, em Nova Odessa (SP). 
 
Além de ser convocado e competir na Copa do Mundo do Canadá (38º lugar) e no Mundial da África do Sul (46º lugar), Pscheidt teve bons resultados no Brasil. Levou o título inédito do Brasileiro de MTB Marathon, em Juiz de Fora (MG), foi vice em Mogi das Cruzes no Shimano Short Track e o 3º na Copa Internacional, com a vitória na segunda etapa, em São João Del Rei. O paraciclista Jefferson também obteve resultados significativos, como o título invicto - venceu todas as etapas - da Copa Internacional e o 7º lugar no Mundial de Paraciclismo no Canadá, em setembro. 
 
Na LM/Shimano, Isabella Lacerda, líder brasileira do ranking UCI, foi o principal destaque. A mineira de Itaúna conquistou pela primeira vez o título da Copa Internacional, disputada em cinco etapas, triunfou na Copa Brasil de MTB, acumulando ainda o vice-campeonato no Brasileiro de XCO e a medalha de bronze no Short Track. Esteve na Copa do Mundo (28ª colocação) e no Mundial (35ª). Na categoria masculina, Marcelo Cândido foi destaque com o vice-campeonato do Iron Biker Brasil e o bronze no Brasileiro de MTB Marathon. Gustavo Ricardo foi 6º no Desafio Red Bull, nos 80 km do MTB e levantou o troféu de campeão da Maratona de Carmo do Cajuru (MG), enquanto Renê Silva segue despontando como promessa no sub-17, com uma vitória na Copa Internacional e o título da Taça Brasil de MTB. 
 
Luiz Henrique Cocuzzi, do Lar Nossa Senhora, foi o maior vencedor em sua equipe. Como sub-23, ganhou o Brasileiro, foi vice da Copa Internacional, bronze no Pan-americano e 11º Mundial de XCE (cross country por estágios), enquanto na Copa do Mundo do Canadá foi 14º e no Mundial Sul-africano o 29º. Mais velho entre os atletas de sua equipe, Cocuzzi é referência para promissores ciclistas como Juliano Cocuzzi, Jaqueline Borba, Edmilson de Macedo, entre outros, que treinam diariamente ao seu lado.
 
Downhill -O campeão brasileiro de 2013, Bernardo Cruz, foi o grande nome entre os atletas Shimano da modalidade. Além do título e de ocupar a primeira colocação no ranking nacional, o piloto mineiro foi campeão Mundial no Whip Off Worlds, em Whistler (CAN). Levantou outras três importantes medalhas de bronze: Open Shimano, em Tucumán (ARG), Desafio das Cruzes Red Bull, em Ouro Preto (MG), e Downtaxco, em Taxco, (MEX).
 
Da equipe paulista GiosBR, quatro atletas se destacaram: Julia Alves, Tiago Farinelle, Eduardo Oliveira e Rairan Menegotto. Julia não se cansou de conquistar títulos. Foram quatro: Zee Short DH no Shimano Fest, DH Urbano de Santos e Brasileiro, além do Paulista na categoria júnior. Tiago sagrou-se campeão carioca na temporada e garantiu dois sétimos lugares, no Pan-americano e no Brasileiro. Eduardo foi bronze no Paulista e Rairan campeão do DH Urbano de Santos e vice na Copa Mineira de Downhill.
 
Ciclismo de Estrada - A equipe de São José dos Campos, a Team Cycling Funvic mostrou porque é uma das principais do Brasil. Seus atletas fizeram de 2013 uma temporada vitoriosa. Francisco Chamorro, conquistou quatro títulos: Copa América, em janeiro, Copa Buenos Aires, em setembro, e nos Jogos Abertos de 2013, nas provas de Velocidade Olímpica e Resistência. Otávio Bugarelli sagrou-se campeão geral da Volta de Santa Catarina, em abril, da Clássica Pilar do Sul, disputada em 102 km, em setembro, e do GP Gelog - Metropolitano, no mês seguinte. 
 
Luciene Ferreira também colecionou medalhas de ouro. No primeiro semestre venceu a Copa América, foi campeã geral do Torneio de Verão ao faturar as quatro etapas da prova e em junho conquistou o Brasileiro de Estrada. Triunfou na Volta do ABCD em setembro e levou o ouro por pontos nos Jogos Abertos do Interior, em outubro, em Mogi das Cruzes. Outra mulher a se destacar foi Valquíria Pardial, ganhadora da Copa da República, Paulista de Resistência e GP Gelog.
 
Além desses resultados, a equipe garantiu os títulos do Giro do Interior, conquistado por Antônio Nascimento, e o Campeonato Paranaense, com Gregolry Panizo, ambos em março. Em abril vieram mais três vitórias, com Flávio Santos e Fernanda Souza, no Valeparaibano de Ciclismo, e o título por equipe na Volta de Santa Catarina. A prova 1º de Maio, com Renato Ruiz, a Copa Hans Fischer, com Carlos Manarelli, o Paulista de Montanha, com Tiago Firolli e o GP São Paulo com Roberto Silva e Fernanda Souza, faturando as duas categorias, também foram para a galeria dos troféus da equipe de São José dos Campos. 
 
Triatlo - Fábio Carvalho, triatleta Shimano, iniciou a temporada com resultados que apontavam para o rumo das vitórias. O vice-campeonato no Triathlon Internacional de Santos, em fevereiro, e o título da 25ª etapa do SESC Triathlon Coiabá, em março. Em maio, outra colocação expressiva, o 7º lugar em Huatulco (MEX), sua melhor classificação em etapas da Copa do Mundo. No segundo semestre, ficou em 5º na Copa Pan-americana, em Manaus, e conquistou o bronze no Troféu Brasil, em Santos, encerrando o ano de forma positiva. 
 
Shimano também é destaque no Grand Tour Europeu de ciclismo - A Volta da França e a Volta da Espanha tiveram em comum a vitória de ciclistas equipados com componentes da Shimano. Na França, o britânico Chris Froome, da Team Sky Procycling, foi o vencedor após 21 etapas. Froome venceu três delas. O alemão Marcel Kittel, da Argos-Shimano, triunfou em outras quatro etapas, representando a empresa japonesa. Na Espanha, o americano Chris Honner chegou ao topo do pódio pela equipe Radioshack Leopard Trek, vencendo duas etapas.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook