Etapa internacional do Brasil Enduro Series é atração em Santa Catarina

Thiago Boretto em Urubici / Foto: Divulgação / Brasil Enduro Series

São Paulo - Município no interior de Santa Catarina com cerca de 11 mil habitantes e conhecido pelas baixas temperaturas, visuais deslumbrantes e a prática do turismo de aventura, Urubici será invadido pelas bicicletas nos próximos dias. Entre quinta (20) e domingo (23), pilotos de diversas regiões do País, além de argentinos, chilenos e paraguaios, participam do Brasil Enduro Series. A prova será válida pela segunda segunda de três etapas do Montenbaik Enduro Latam Series 2015, circuito latino-americano de Enduro MTB.

Os melhores pilotos brasileiros estarão em Urubici defendendo a hegemonia do País na competição. Nomes como Thiago Boaretto, Nataniel Giacomozzi, Diego Knob, Guilherme Renke e Andre Bretas tentarão manter o título da prova no País. Estarão entre os desafiantes alguns dos principais atletas do esporte no continente, como os chilenos Pedro Ferreira e Maurício Acuña, e o argentino Jeremias Maio. 
 
Será o segundo ano que Urubici sedia uma das etapas da competição nacional. Em 2014, o catarinense Nataniel Giacomozzi garantiu o título "em casa" e se credenciou como principal candidato ao campeonato, decidido meses depois em Campos do Jordão. Com a realização da etapa internacional, o BES terá dois dias a mais de atividades do que o comum, com uma data a mais para reconhecimento de pista e outra para tomadas de tempos oficiais, os chamados estágios cronometrados, ou especiais.
 
"Só corri uma vez nesse padrão das provas internacionais e realmente foi bem cansativo. É importante estar muito bem preparado fisicamente e psicologicamente. O físico porque são quatro dias de competição, com mais de cinco horas diárias em cima da bike. E psicológico porque precisa estudar as linhas e gravar todas as pistas. São mais de 50 km de trilhas, que é importante saber quando pode acelerar e as linhas a escolher", avalia Nataniel.
 
Na atual temporada, Thiago Boaretto lidera o Brasil Enduro Series depois da vitória na abertura em Nova Lima (MG). Leandro Mattioli é o segundo e Nataniel o terceiro. No Montenbaik Enduro Latam Series 2015, o chileno Pedro Ferreira é o líder após vencer a etapa inaugural em Cerro Catedral, Argentina, seguido pelos seus compatriotas Gustavo Ortiz Vasquez e Francisco Martínez Ferrari. Nataniel ocupa a 18ª colocação no ranking latino-americano e Boaretto é o 26º. Enquanto o BES terá encerramento nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Itaipava (RJ), a decisão do Latam Series será em Pucón, Chile, entre 26 e 29 de novembro.
 
Programação

A partir desta quarta-feira (19), das 15h30 às 18h, os atletas já poderão retirar a licença de realização dos treinos livres. Nos dois dias seguintes serão realizados os reconhecimentos das pistas do Dia 1 e Dia 2, das 9h às 17h. A programação de sexta-feira (21) finaliza com uma reunião entre pilotos e organização, às 19h. No sábado (22) e domingo (23) serão realizadas as tomadas oficiais de tempo dos estágios cronometrados, com o check-in em ambos os dias às 7h30. A premiação será no domingo, às 17h.
 
Categorias 

Serão dez categorias válidas pela etapa latino-americana. Seis delas classificadas como Enduro 1 (open, damas open, super-expertos, júnior, másters A e B) e quatro Enduro 2 (promocional, másters A, B e C). Para o Brasil Enduro Series as oito tradicionais categorias serão realizadas: pro, expert, másters 1, 2 e 3, sênior, amador e feminino. Por fim, as duas categorias realizadas apenas em Urubici, open full e open rígida, terão programação diferente das demais, com reconhecimento de pista na sexta-feira e tomadas oficiais de tempo no domingo. 
 
A Modalidade 

O Enduro MTB nasceu há mais de dez anos na Europa, para em seguida ter um 'boom' nos últimos quatro anos e vir para o continente americano, onde se populariza cada vez mais. A modalidade é uma união de duas vertentes do mountain bike, o Cross Country (XC) e o Downhill (DH), retornando às origens do esporte, com grandes deslocamentos em terrenos desafiadores e pouco explorados. Enquanto no XC os atletas se destacam pelo forte condicionamento físico para enfrentar grandes distâncias, no DH a técnica e 'know-how' para as descidas é o que faz a diferença. 


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook