Brasil convocado para enfrentar a Suécia na Copa Davis de tênis

Thiago Wild – Atual melhor brasileiro no ranking da ATP / Foto:  Luiz Pires / FotoJump

Florianópolis - Nesta sexta-feira, dia 05 de Janeiro, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) divulgou a lista dos atletas selecionados para representar o Time Brasil BRB no embate contra a Suécia, válido pelos Qualifiers da Copa Davis. O jogo será realizado em 2 e 3 de fevereiro, na Helsingborg Arena, situada em Helsingborg, Suécia, com quadras rápidas cobertas.
 
Jaime Oncins, líder do Time Brasil BRB, convocou os seguintes tenistas: Thiago Wild (atual 79º no ranking ATP), Thiago Monteiro (posicionado em 122º), Felipe Meligeni (classificado em 148º), Gustavo Heide (247º no ranking) e Rafael Matos (59º em duplas na ATP).
 
Oncins expressou expectativa de encontrar condições similares às enfrentadas no jogo anterior contra a Dinamarca, realizado em setembro, que garantiu a vaga do Time Brasil BRB nos Qualifiers. "Estamos diante de mais um desafio internacional. Prevejo que encontraremos um cenário semelhante ao da Dinamarca, no que diz respeito ao tipo de piso e à quadra coberta. Com jogadores vindo de competições em quadras duras na Austrália e outros da América do Sul, estamos todos cientes da relevância da Copa Davis e entramos na competição com entusiasmo e otimismo", comentou Oncins.
 
Perfil dos Atletas Convocados:
 
Thiago Wild – Atual melhor brasileiro no ranking da ATP, ocupando a 79ª posição. Wild, natural do Paraná, acumula oito títulos ATP Challengers, incluindo quatro conquistas em 2023. Destacou-se também em Roland Garros, eliminando o segundo melhor do mundo na época, Daniil Medvedev, e alcançando a terceira fase do Grand Slam.
 
Thiago Monteiro – O mais veterano da equipe, com 13 convocações para a Copa Davis. Monteiro, cearense, ocupa a 122ª posição no ranking da ATP e tem nove títulos ATP Challengers. Além disso, possui uma medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos. Sua vitória mais notável ocorreu na última Copa Davis, superando o quarto melhor do mundo, Holger Rune, na Dinamarca.
 
Felipe Meligeni – Paulista, estará em sua sétima participação na Copa Davis, vindo de sua primeira participação na chave principal de um Grand Slam. Atualmente 148º no ranking da ATP, Meligeni possui três títulos ATP Challengers, com a última vitória ocorrendo na França no ano passado.
 
Gustavo Heide – Este jovem tenista de São Paulo, com 21 anos, recebe sua segunda convocação para o Time Brasil BRB. Atualmente na posição 247 do ranking mundial, Heide vive um momento ascendente na carreira, tendo sido vice-campeão do ATP 125 de Bogotá e medalhista de ouro em duplas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, além de quarto lugar na chave de simples.
 
Rafael Matos – Gaúcho, 59º no ranking de duplas da ATP, está em sua quinta participação na Copa Davis. Em sua trajetória, conquistou seis títulos ATP 250 e sagrou-se campeão nas duplas mistas do Australian Open de 2023, ao lado da compatriota Luisa Stefani.
 
Veja Também: 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook