L'Étape Brasil inicia sua história no esporte nacional

Foto: Divulgação

Chuna - Criado em 1993, o L'Étape du Tour foi idealizado pela A.S.O. para que atletas amadores pudessem vivenciar a mesma experiência do Tour de France, vivida exclusivamente pelos melhores ciclistas profissionais do mundo. 2015 foi o ano em que a empresa francesa decidiu ampliar e internacionalizar a marca, e o Grupo Manga foi escolhido para realizar a prova em solo brasileiro. No final, o envolvimento e proximidade das duas empresas acabaram unindo-as em uma Joint Venture no projeto brasileiro.
 

O L'Étape Brasil by Le Tour de France, anunciado em coletiva de imprensa em maio deste ano, começou a desenhar um cenário de sonho para o ciclismo nacional. Uma prova com os mesmos padrões e exigências internacionais, alto nível técnico e percurso semelhante às provas realizadas na França, se tornou real neste final de semana na cidade de Cunha, interior de São Paulo.

O Village - Localizado no Parque Lavapés, centro de Cunha, o Village L'Étape Brasil recebeu 14 mil pessoas durante o final de semana de 23 a 25 de outubro. Nesta grande área ocorreu uma programação intensa para o ciclista e toda família. Com destaque o "Encontro de Campeões", que reuniu em um bate papo o ciclista espanhol e embaixador do evento, Pedro Delgado, Renan Ferraro, primeiro brasileiro a participar do Tour de France em 1986, Mauro Ribeiro, primeiro brasileiro a ganhar a prova em 1991 e Luciano Pagliarini, um dos maiores ciclistas brasileiros com participação nas provas mais importantes do Calendário Mundial como o Tour de France, Giro d'Itália, Paris-Roubaix, Milão-Sanremo, entre outras. A conversa conduzida por Michel Bogli e Cleber Anderson, diretor técnico do L´Étape Brasil, relembrou histórias de provas e diversas situações enfrentadas pelos ciclistas.
 
Ainda no Village, áreas com Food trucks, lojas com acessórios e artigos esportivos, loja oficial do L'Étape Brasil e, no ginásio, onde os ciclistas retiraram os kits de prova, também abrigava o "Museu du Tour", com imagens e relatos sobre a prova centenária.
 
A prova - Cunha, cidade sede, foi escolhida por possuir características técnicas semelhantes à França. E no dia 25 de outubro, às 7 horas, cerca de 2 mil ciclistas, que vieram de 22 Estados e 20 países diferentes, largaram rumo ao percurso de 112 km com 3 mil metros de elevação acumulada.
 
Largando próximo ao portal da cidade, seguindo sentido Cunha-Paraty, os ciclistas enfrentaram 28 km formados praticamente por subidas, entre elas a Subida da Divisa, a parte mais forte da prova, onde ocorreu o Desafio Strava Rei e Rainha da Montanha. Na sequência os ciclistas chegaram à divisa e retornaram a Cunha para fazer a segunda parte da prova, a mais longa, rumo a Campos Novos de Cunha com 84 km. Após esse trecho os ciclistas já retornam a cidade em direção à chegada da prova, na Praça da Matriz.
 
A estância climática recebeu a organização e a prova de braços abertos, o que foi fundamental para que o evento fosse um sucesso. A população estava nas ruas, apoiando e incentivando o duro percurso percorrido pelos atletas. Em todos os trechos havia alguém gritando e incentivando os ciclistas.
 
Aliás, a própria população foi convocada a participar, organizando junto a produção do L'Étape Brasil nos 8km de gradis, 9 toneladas de feno e 6.000 cones, que asseguravam a segurança em todo o percurso.
 
Os Desafiados - O ciclismo no Brasil está despontando em um cenário muito semelhante ao golfe, mas para um perfil de atleta diferente.  A prova recebeu um grande número de presidentes de empresa, diretores corporativos, empresários e grandes personalidades que praticam o esporte e viajam o mundo atrás de experiências em cima de uma bike. No Brasil não foi diferente. Os organizadores também prepararam reuniões e encontros durante a etapa em Cunha, para promover e fomentar negócios no segmento esportivo. Entre esses nomes estavam João Paulo Diniz, Rodrigo Hilbert, Bruno Prada, Bernardinho, Ricardo Roldão, Fernanda Venturini, Felipe Titto, entre outros. 
 
Os Vencedores - A primeira ciclista a atingir o topo da Subida da Divisa foi Valeria Ciarnuto, se tornando a Rainha da Montanha. O ciclista, coroado Rei da Montanha, foi Eder Camargo Marcelino de Amorim, que também foi o grande vencedor do L'Étape Brasil, com um tempo de 3h31e27s.
 
Classificação - Geral Masculino
1- Eder Camargo Marcelino de Amorim
2 - Jean Coloca
3 - Luiz Felipe Fialho
 
Geral Feminino
1- Tamara Vilela
2 - Carla Prada
3 - Valeria Ciarnuto
 
O Legado para Cunha - Cunha, a pacata cidade de 22 mil habitantes no Vale do Paraíba vivenciou nos últimos meses uma transformação. Dois meses antes do evento, a capacidade hoteleira já estava em 80% e muitos habitantes também locaram suas residências para receber ciclistas de todo país e de outras 11 nacionalidades. Estima-se que Cunha e região tiveram um impacto econômico de R$ 5 milhões.
 
A organização do evento realizou diversos cursos de capacitação para rede hoteleira e gastronômica, e visitas em escolas municipais com palestras sobre práticas de ciclismo. Além disso, uma das marcas mais importantes de tintas do Brasil, a Suvinil, doou 15 latas de 18L para revitalização de algumas áreas de Cunha.
 
Mas o mais importante, a população abraçou o evento de tal maneira, que milhares de pessoas acompanharam a largada, trechos do percurso e chegada dos ciclistas com muita emoção e entusiasmo.
 
A próxima edição - Cunha recebe novamente a Etapa em 2016, pois cumpriu com todas as exigências feitas pelos organizadores franceses, sendo um dos pontos altos da competição, as pistas 100% fechadas para o evento.
 
"O L'Étape Brasil não é uma apenas uma prova de ciclismo, mas sim a tangibilização de uma visão diferente sobre eventos esportivos no país. Estamos preparando uma série de novos eventos que fomentarão ainda mais o esporte e ciclismo no Brasil, principalmente o relacionamento das marcas apoiadoras com os atletas", comenta Marcio Flores, CEO do Grupo Manga.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook