Granfondo do Brasil de Ciclismo Ubatuba é a atração do final de semana

Evento terá largada e chegada na Avenida Iperoig, no Centro de Ubatuba / Foto: Ivan Storti/FPCiclismo

Ubatuba - O final de semana é de ciclismo de fundo de qualidade com a realização do Granfondo do Brasil de Ciclismo - 10ª edição, mais uma vez na cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
 
No domingo, dia 22 de maio, a partir as 8h, ciclistas de 22 categorias estarão reunidos para celebrar a confraternização entre atletas federados e não federados que tem uma coisa em comum: a paixão pelo esporte. A prova terá 97 km para todas as categorias, com largada e chegada na Avenida Iperoig, 542, Centro (Avenida da Praia).
 
Neste sábado, dia 21, a programação oficial reserva a entrega de kits - sacola oficial do evento, camiseta de ciclismo e brindes. A retirada dos mesmos será das 10h às 18h, no local do evento. Não haverá entrega de kit no dia da prova, nem depois da mesma. 
 
O Granfondo do Brasil de Ciclismo chega a sua décima edição. Evento de sucesso em todo o mundo, aqui não tem sido diferente, reunindo cada vez mais participantes. Isso graças ao seu espírito de confraternização. Há ainda o caráter técnico, já que a prova apresenta um bom desafio para os ciclistas de todas as idades. Depois da realização em São Carlos, no ano passado, a competição retorna a Ubatuba.
 
O ciclista Jean Coloca, tricampeão do evento, será o embaixador desta edição. "É uma honra aceitar esse convite. O evento possibilita a interação antes atletas profissionais e amadores, sendo esse é um dos principais aspectos da prova, que é muito legal", declara o atleta, da equipe de Osasco, patrocinado pela 5R Shoppings Centers, BDO, SBC Trans, Studio Pier e Orbea e conta com o apoio de F3 Físico e Clínica Gaeta.
 
Percurso - Completando uma década, o Granfondo do Brasil de Ciclismo possui um percurso bastante conhecido dos atletas. Saindo da Avenida da Praia, no Centro da cidade, vai em direção a BR 101, já com algumas subidas e descidas até a divisa do estado com o Rio de Janeiro, que selecionarão os mais preparados. No retorno, mais três longas subidas serão o desafio até a chegada mais uma vez no centro de Ubatuba.
 
Ainda na parte técnica, a edição deste ano deverá ser mais rápida. "O evento está mais rápido, pois não chegará, como no ano passado, até Parati. Além disso, como o trecho já é conhecido, os ciclistas não deverão ter muitas dificuldades para cumprir a prova e festejar com todos os demais em Ubatuba", destaca Paulo Márcio Ferreira, integrante da organização.
 
Ao longo do trajeto, os participantes poderão ver todas as belezas naturais da Litoral Norte paulista, sem contar os inúmeros pontos históricos, como quilombos e aldeias indígenas, entre outros. Para garantir a segurança, batedores da Policia Rodoviária Federal e comissários do evento estarão acompanhando os atletas durante todo o trajeto.
 
Mais uma vez, haverá um total infraestrutura à disposição dos participantes. O evento contará com ambulâncias UTI, com médicos, paramédicos e enfermeiros nas áreas de concentração de largada/chegada e circulando pelo percurso. A organização ainda disponibilizará postos de apoio no percurso de competição, com água e frutas também. O atleta poderá montar seu suporte técnico nestes espaços, lembrando que o apoio mecânico é de responsabilidade do participante.
 
Na parte técnica, a organização destaca que os primeiros 20 km são planos e o ciclista poderá desenvolver uma boa velocidade. Porém, logo em seguida, inicia-se o trecho com aclives e declives acentuados e estrada sinuosa. Aconselha-se o uso de uma relação leve (coroa/pinhão) nas subidas, para ter menor desgaste físico, deixando o esforço maior para o final. Os atletas deverão manter-se sempre do lado direito da pista, pois o trânsito estará parcialmente bloqueado em toda a extensão do percurso.
 
Categorias/Distância
 
Granfondo (97km) para todas as categorias
 
Categorias Pro (Federados):
 
- Gran Elite - GE (Elite/sub23)
- Feminino-F1 (18 anos acima)
- Sênior-S2 (19 a 29 anos)
- Máster-M2 (30 a 34 anos)
- Máster-M4 (35 a 39 anos)
- Veterano-V2 (40 a 44 anos)
- Veterano-V4 (45 a 49 anos)
- Gentleman-G2 (50 a 54 anos)
- Supergentleman-SG2 (55 a 59 anos)
- Supergentleman-SG4 (60 anos acima)
 
Obs.: ciclistas federados na Confederação Brasileira de Ciclismo temporada 2016 nas categorias Elite e Sub 23 masculino poderão se inscrever somente na categoria Gran Elite.
 
Categorias Classe Amadora e Consultorias:
 
- Feminino-F2 (18 a 34 anos)
- Feminino-F3 (35 a 39 anos)
- Feminino-F4 (40 a 45 anos)
- Feminino-F5 (46 anos acima)
- Sênior-S1 (19 a 29 anos)
- Máster-M1 (30 a 34 anos)
- Máster-M3 (35 a 39 anos)
- Veterano-V1(40 a 44 anos)
- Veterano-V3 (45 a 49 anos)
- Gentleman-G1 (50 a 54 anos)
- Supergentleman-SG1 (55 a 59 anos)
- Supergentleman-SG3 (60 anos acima) 
 
Mais informações no site: www.fpciclismo.org.br
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook