Goiana Marcia Fernandes leva o título do Brasileiro de Estrada

Chegada da prova / Foto: CBC / Divulgação

Rio de Janeiro - A ciclista Márcia Fernandes, 23 anos, que representa o Clube Fernandes de Ciclismo, venceu a prova de resistência do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, disputada neste sábado, 28 de junho, em São Carlos (SP), garantindo, assim, o seu primeiro título nacional pela categoria Elite.
 
Com uma tática agressiva, a equipe Clube Fernandes de Ciclismo definiu a competição após várias tentativas de ataques durante as doze voltas disputadas (102 km). Faltando três voltas para o final, Marcia Fernandes se destacou das adversárias e seguiu sozinha na liderança da competição. Aos poucos a jovem ciclista ampliou sua vantagem e cruzou a linha de chegada isolada com 41 segundos de vantagem sobre a segunda colocada.
 
Marcia completou os 102 km do percurso em 3h08min30s. Após a vitória, a atleta dedicou o resultado para sua família e declarou estar muito motivada para disputar o Giro d’Itália – uma das principais competições mundiais - que será o seu próximo grande desafio.
 
“Durante a prova, minha família me incentivou muito. Minhas irmãs, Janildes e Clemilda, que estavam comigo no grupo principal da prova, disseram que confiavam muito em mim e que eu poderia tentar me destacar, então faltando três voltas para a chegada, decidi arriscar. O momento era tenso por estarmos próximo do final da prova, mas acreditei no meu potencial e consegui terminar com a vitória. Quero aproveitar para parabenizar a Confederação Brasileira pelo trabalho e empenho na realização da competição e também agradecer toda a minha família pelo apoio”, declarou Marcia Fernandes.
 
A segunda colocação ficou para Flavia Oliveira, que também foi destaque durante toda a competição, chegando a liderar a prova em vários momentos. Flávia completou o percurso com o tempo de 3h09min12s. Completando o pódio na terceira colocação terminou a bicampeã brasileira Luciene Ferreira, da equipe Funvic/São José dos Campos.
 
Sub-23
 
Após a dobradinha na prova de Contra-Relógio, a equipe SMERL/Araçatuba comemorou mais um excelente resultado na prova de resistência da Sub-23, onde faturou a medalha de ouro conquistada pela atleta Nayara Gomes, de apenas 20 anos, e ainda garantiu a terceira colocação com Viviane dos Santos. Thais Camila, que representa a equipe SESLA/Indaiatuba, terminou com a medalha de prata.
 
A vitória foi muito comemorada pela equipe, que declarou estar satisfeita com os resultados alcançados e motivada para continuar o trabalho feito nas categorias de base do ciclismo. “Realizamos um projeto em parceria com a Federação Paulista de Ciclismo e acompanhamos diariamente as nossas atletas. As duas ciclistas já fazem parte do projeto a mais de 4 temporadas e os resultados melhoram a cada ano. Elas estão de parabéns. Esse foi um resultado muito importante, tanto para as atletas como para a equipe. Hoje já somos vistos com outros olhos dentro do estado de São Paulo e pretendemos evoluir cada vez mais”, declarou Isael Elias Caetano (Alemão), técnico da equipe SMERL/Araçatuba.        
 
Para o técnico da Seleção Brasileira, Glauber Souza, as atletas da categoria Elite e da Sub-23 fizeram uma prova controlada, bastante estudada pelas principais competidoras. “Boa parte do percurso tivemos o pelotão compacto. Apenas na última metade da prova aconteceram alguns combates que acabaram na vitória da Márcia, que fez as últimas três voltas com muita garra e mereceu a vitória. Acompanhamos de perto a prova para avaliar as atletas presentes. É importante essa aproximação para podermos conhecer cada vez mais as ciclistas que tem potencial para representar a nossa seleção”, finalizou Glauber.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook