Etapa Brasil do Open Shimano tem decisão neste domingo

Silvio Felix Jr, melhor tempo do dia / Foto: Shimano / Divulgação

Rio de Janeiro - A etapa Brasil do Open Shimano Latinoamérica será decidida neste domingo (28) por alguns dos melhores pilotos de downhill do continente. Eles enfrentarão a pista técnica e radical do Morro da Aguada, com 1.400 metros de extensão e que tem largada a 252 metros acima do mar chegando na praia das Laranjeiras. 
 
Neste sábado, os favoritos confirmaram a condição e fizeram os melhores tempos nas baterias classificatórias realizadas para definir a ordem de largada dos 141 concorrentes de três países (110 do Brasil, 27 da Argentina e 4 do Paraguai), divididos em nove categorias.
 
Silvio Felix Jr. da Pró, foi o destaque com 2min19s720 "Fiz uma descida constante, rápida e amanhã (domingo) vou com tudo para repetir este resultado", falou, confiante, o jovem piloto de Palhoça (SC), de 19 anos. Silvio é o atual campeão pan-americano e brasileiro na categoria junior, títulos conquistados em 2014. Este ano, pela elite, ele venceu a primeira etapa do campeonato catarinense. 
 
O segundo colocado foi Lucas de Borba (Santa Cruz/Shimano), com 2min20s640, campeão do ano passado. Considerado favorito ao título, o piloto de Ibirama não ficou triste com o resultado. "Fiz uma boa descida e o segundo lugar me anima para batalhar pelo título neste domingo", afirmou.
 
Melhores tempos - As baterias classificatórias definiram os melhores tempos:
 
- Pró : Silvio Felix Jr. (Bike e Adventure) - 2min19s720
- Elite : Kleiton Demétrio (Trem Doido) - 2min31s010
- Damas : Bruna Ulrich (Manoel Marchetti) - 3min06s810
- Menores : Artur Georg - 2min48s100
- Juvenil : Willian Voel (DM Bike Shop) - 2min27s310
- Máster B : Jacques dos Santos (Tocha/Ride Bike) - 2min37s920
- Máster A2 : Luis Linhares Jr. (Coyotes/Hupi Bikes) - 2min32s740
- Máster A1 : Mateus Alff (Bataclã) - 2min41s270
- Cadetes : Matheus Neitzke (FMe/Benedito Novo) - 2min26s730
 
Pista de alto nível técnico - A pista de Downhill do Parque Unipraias possui padrão internacional. O local já foi sede de diversos eventos importantes de mountain bike. Por duas vezes recebeu a Copa do Mundo de Downhill, em 2005 e 2006, além do Pan-Americano de 2006 e de três etapas do Campeonato Mundial Máster, entre os anos de 2010 e 2012. 
 
O circuito começa no alto do Morro da Aguada, a 252 metros acima do mar, e é finalizado a poucos metros da praia de Laranjeiras, com uma extensão de aproximadamente 1.400m e inclinação máxima de 30%. O acesso à largada, para ciclistas e público, será feito pelo teleférico do Parque Unipraias, adaptado ao transporte das bicicletas.
 
O Open Shimano Latinoamérica 2015 tem três etapas. Além da prova em Balneário Camboriú e da disputa em Bariloche, onde foi aberta a temporada no final de janeiro deste ano, haverá uma edição em Nevados de Chillán (Chile), em dezembro. O chileno Pedro Ferreira foi o campeão da Pró na etapa de abertura, na Argentina.
 
Em seu oitavo ano de realização, o Open Shimano segue com números impressionantes, o que credencia a prova como a principal da América Latina na modalidade downhill do mountain bike. Nesse período, foram mais de 30 provas realizadas, em 16 circuitos diferentes, com mais de 3200 competidores, além de nove países representados e a participação de mais de 20 medalhistas pan-americanos. É um evento criado para fomentar o esporte no continente e tem, desde então, revelado grandes talentos do downhill e proporcionado boa oportunidade para os pilotos latino-americanos, a partir do intercâmbio e da troca de experiência entre atletas de vários países.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook