Erick Bruske vai em busca do pódio na Taça Brasil de XCO em Goiânia

Companheiro de Erick na equipe Specialized Racing BR, Lucas Sírio também disputará a prova goiana neste fim de semana / Foto: Divulgação / Esporte na Foto

Goiânia - O catarinense Erick Bruske terá neste fim de semana mais um importante desafio em seu primeiro ano competindo com os principais atletas do mountain bike brasileiro.
 
Em Goiânia, o ciclista disputará a segunda etapa da Taça Brasil de XCO, na tarde do domingo (12). Classe 2 na UCI (União Ciclística Internacional), a competição ofertará 30 pontos aos campeões das elites no ranking mundial. Seu companheiro de Specialized Racing BR, Lucas Sìrio, também participa da prova, na categoria júnior.
 
A etapa goiana da Taça Brasil de XCO será a primeira de duas provas que Erick Bruske terá pela frente neste mês, visando um bom resultado no Campeonato Brasileiro, em Juiz de Fora (MG), dia 17 de julho. "O treinamento está bem intenso porque meu foco está no Campeonato Nacional. Em Goiânia terei uma oportunidade boa de testar o físico. Será hora de comprovar se os treinos estão no caminho certo", conta Bruske, que no dia 26 participará do Marathon Márcio May Pedra Branca, em Palhoça (SC).
 
O circuito em Goiânia, de 7,3 km de extensão e com a largada no Paço Municipal, traz boas recordações para Bruske, que em 2015 venceu a categoria júnior no mesmo local. "A pista será a mesma de 2015, chamada de Laboratório. É bem fluída, mas grande parte em trilha, com cerca de 75% a 80% de single track não tão técnico. Apenas na chegada o espaço é bem aberto. Acredito que teremos vários grupos de três ou quatro atletas disputando as posições durante a competição", analisa.
 
Erick Bruske destaca ainda o que para ele pode ser um bom resultado. "Ser campeão na sub-23 e estar no top 8 da super elite, ou até quem sabe terminar entre os cinco melhores, seriam resultados ótimos para mim", relata Bruske. "De um tempo para cá troquei de treinador e comecei um acompanhamento com psicólogo. Estou bem diferente, com a cabeça leve e mais tranquilo. Com vontade grande de correr. Um pouco ansioso, mas de forma positiva. Acredito que conquistarei um bom resultado", complementa.
 
O mineiro Lucas Sírio também disputará a Taça Brasil como preparação para o Brasileiro, em julho, com duas etapas do Campeonato Mineiro de XCO pelo caminho: uma no dia 26 de junho, em Juiz de Fora, e a outra no dia 3 de julho, em Santana dos Montes. "Espero fazer um top 3 nesta prova, que me ajudaria a somar importantes pontos no ranking nacional", define Lucas. "Me identifico muito com a pista de Goiânia. Em 2015 venci lá, no meu último ano na categoria juvenil. Estou em uma fase de treinamentos intensos visando o Brasileiro. Esta prova com certeza me ajudará na preparação", complementa o atleta de Conselheiro Lafaiete.
 
O equipamento - Erick Bruske terá a sua disposição na Taça Brasil o equipamento ideal para a prática do mountain bike. Sua bike será a S-Works Epic, com o grupo Shimano XTR Di2 de 11 velocidades de coroa única. "Quero andar na pista para calibrar direitinho as suspensões e os pneus. Pretendo rodar de Fast Track, pelas características do terreno", revela. Assim como Erick, Lucas também competirá com a S-Works Epic.
 
Entre os acessórios, ambos estarão utilizando as sapatilhas S-Works XC, luvas XC Lite e o capacete S-Works Prevail. "Como Goiânia é muito quente, estou optando por usar as luvas XC Lite, bem ventilada, assim como o capacete S-Works Prevail, que também favorece em termos de ventilação. Saio de Indaial (SC) com a temperatura mínima chegando a 6 graus e vou para o calor da região Centro Oeste. Por isso, aproveitar cada detalhe que possa me ajudar é extremamente importante".
 
Vitória no Rio Grande do Sul - Enquanto Erick e Lucas preparam-se para a Taça Brasil de XCO, sua companheira de equipe, Bruna Elias, conquistou um excelente resultado no último fim de semana. Bruna, de 16 anos, venceu a categoria feminina do Campeonato Zona Sul de MTB Maratona, em Pelotas (RS). O local é especial para a ciclista. Foi lá, aos 12 anos, que ela disputou sua primeira competição de mountain bike e a partir de então começou a levar o esporte a sério.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook