Ciclista militar registra 3º caso de doping na família e é suspensa

Clemilda e Uênia, no centro, mancharam carreira com doping / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – A família matogrossense Fernandes, curiosamente, registrou nessa semana seu terceiro caso de doping nos últimos anos. Dessa vez, a resultado positivo foi na ciclista militar Uênia Fernandes, que disputou os Jogos Mundiais Militares neste ano, na Coreia do Sul. A atleta foi suspensa pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) provisoriamente, por 30 dias.
 
Beneficiária do programa de alto rendimento das Forças Armadas, Uênia ocupa o cargo de 3ª sargento da Força Aérea Brasileira. Nos Jogos Militares foi medalha de ouro na prova por equipes do ciclismo de estrada, juntamente das primas Clemilda e Janildes Fernandes – além de Flávia Paparella.
 
O curioso é que, na mesma família, o doping já foi flagrado em oportunidades anteriores. Clemilda registrou o primeiro caso, em 2011, num teste feito durante o Giro d’Italia de 2009. Foi suspensa por dois anos e teve que devolver mais de R$ 70 mil aos cofres públicos, referentes à bolsa atleta paga pelo Ministério do Esporte no período em que o doping era desconhecido.
 
Mais recentemente foi a vez de Márcia Fernandes. A ciclista foi pega em outubro de 2014, quando era campeã brasileira de ciclismo de estrada, na modalidade resistência. A suspensão, de dois anos, está em curso até 2016.
 
Chama a atenção ainda o fato das três atletas, da mesma família, terem testado positivo para a mesma substância: EPO, responsável por aumentar a presença de glóbulos vermelhos no sangue e aumentar a pressão arterial.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook