Paulistas confirmam índice para Ibero-Americano de Atletismo em provas de lançamentos | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Paulistas confirmam índice para Ibero-Americano de Atletismo em provas de lançamentos

Atleta realiza salto em distância / Foto: Gabriel Max/ZDLAtleta realiza salto em distância / Foto: Gabriel Max/ZDLSão Paulo - Mais de 150 atletas de São Paulo lotaram as pistas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e do Ibirapuera neste fim de semana visando a obtenção de índices, melhora de marcas ou evolução nos fundamentos.

O Campeonato de Lançamentos e a Copa de Provas Combinadas, organizados pela Federação Paulista de Atletismo (FPA), reuniram representantes de clubes do Estado, a partir dos 15 anos, nas categorias menor, juvenil e adulto. E os resultados apareceram.

A chuva deste sábado (10), por sinal, não atrapalhou os atletas durante o Campeonato de Lançamentos no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Sete índices foram obtidos para o Ibero-Americano, que será disputado em maio, em Caracas, na Venezuela.

Ronald Julião conseguiu confirmar a marca em duas provas: arremesso do peso (16m71) e lançamento do disco (58m04). A experiente Andrea Britto obteve o índice ao arremessar 15m46. No martelo, destaque para Anna Paula Magalhães Pereira que atingiu 60m78 e carimbou o passaporte para o evento venezuelano. No lançamento do dardo feminino, duas vagas para a campeã Jucilene Sales (54m99) e Laila Ferrer e Silva (54m55). Na versão masculina da prova, Júlio César Miranda fez 70m48 e representará o Brasil no evento.

"Espero ficar entre as melhores na Venezuela e trazer uma medalha. Meu foco nesse início de temporada era chegar ao evento, mas sei que posso melhorar. Meu objetivo é superar os 16 metros nos próximos eventos e chegar confiante", reforça Andrea Britto, medalha de ouro neste sábado.

A atleta de 38 anos quer usar sua experiência para melhorar sua marca e, quem sabe, disputar também a Olimpíada de Londres. O índice, no entanto, é mais difícil de alcançar: 18m55, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo. "É possível melhorar o meu arremesso, mas a vaga está um pouco distante. Mas, acertando os movimentos e um pouco de sorte, é possível", lembra Andrea Britto.

A Copa Paulista de Provas Combinadas foi a primeira do calendário para os atletas especialistas em mais de uma prova. Oportunidade para realizar os primeiros testes de fundamento e destravar a musculatura, como explica Marcelo Lima, treinador da BM&F Bovespa e do Centro de Excelência Esportiva.

"Os atletas estão no início da temporada e, aos poucos, pegam ritmo de prova. Muitos têm o contato com as disciplinas combinadas. Eles precisam competir cada vez mais para ganhar ritmo e confiança", conta o técnico.

Já Luciana Alves dos Santos, treinadora do São Bernardo sinaliza: "Temos vários bons atletas surgindo nas provas combinadas, principalmente no masculino. Já na categoria feminina temos ainda muitas dificuldades nas provas de arremesso de peso e de dardo".

Os mais jovens aproveitaram para acompanhar o desempenho dos mais experientes nos dois dias de competições. Número 1 do ranking brasileiro de decatlo, Luiz Alberto Cardoso, espera servir de exemplo para a garotada.

"Os atletas das combinadas são versáteis. Os treinos são mais focados e é preciso ter disciplina. São até 10 provas diferentes e cada uma tem sua mecânica", exalta o representante da BM&F Bovespa. O vencedor da etapa sonha com Olimpíada ainda este ano, mas para isso precisa superar o próprio recorde e os 8.200 pontos.

"Para a Olimpíada de 2012 sei que está complicado. Preciso melhorar em algumas provas como o salto com vara. Falta pouco para atingir meu melhor nível e creio que até 2016 esteja mais forte e preparado", explica Luiz Alberto.

Resultados do Campeonato de Lançamentos:

Arremesso de Peso masculino:
1º - Ronald Julião ( BMF/ BOVESPA) - 16m71
2º - Rodrigo dos Santos Custodio (ORCAMPI/UNIMED) - 15m95
3º - Joel Lucas Vieira De Oliveira (ASA/São Bernardo do Campo) 14m62

Arremesso de Peso feminino:
1ª- Andrea Britto (BMF/ BOVESPA) - 15m46
2ª- Lívia Avancini (Federação De Atletismo do Paraná) - 14m34
3ª- Jessica Carvalho (ASA/SÃO Bernardo do Campo) - 13m12

Lançamento do Martelo masculino:
1º - Batista Ferreira Haddad (A. Ferroviária de Esportes) - 44m01
2º - Nivio Luciano Lima (ASPM Pindamonhangaba) - 39m76
3º - Neemias Ruaro (A.D. Classista Intelli) - 38m85

Lançamento do Martelo feminino:
1ª - Anna Paula Magalhães Pereira (BMF/ BOVESPA) - 60m78
2ª - Mariana Grasielly Marcelino (BMF/ BOVESPA) - 55m17
3ª - Carla Michel (BMF/ BOVESPA) - 54m54

Lançamento do Dardo masculino:
1º - Julio Cesar Miranda (BMF/ BOVESPA) - 70m48
2º - João Carlos Soares Martins (BMF/ BOVESPA) - 66m16

Lançamento do Dardo feminino:
1ª - Jucilene Sales (BMF/ BOVESPA) - 54m99
2ª - Laila Ferrer e Silva (Esporte Clube Pinheiros) - 54m55
3ª - Damaris Amaral Ferreira (G.R. União Sanroquense) - 39m80

Lançamento do Disco masculino:
1º- Ronald Julião (BMF/ BOVESPA) - 58m04
2º- Raoni Marques (FAMS) - 50m12
3º- Gerson Carvalho (BMF/ BOVESPA) - 48m72

Lançamento do Disco feminino:
1ª - Andressa Oliveira de Morais (Esporte Clube Pinheiros) - 59m03
2ª - Fernanda Raquel Borges (BMF/ BOVESPA) - 56m35

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook