Ibero-Americano de Atletismo tem 14 países inscritos | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Ibero-Americano de Atletismo tem 14 países inscritos

Anderson Henriques: ouro nos 400 m em 2014 / Foto: Fernanda Paradizo (CBAt)

Rio de Janeiro - A 17ª edição do Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo, que será disputado de 14 a 16 de maio, no Estádio do Engenhão, terá um atrativo muito especial: será evento-teste oficial para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
A competição é destinada para atletas de 29 federações filiadas à Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), formada por países de língua portuguesa e espanhola das Américas, Europa e África.
 
Até esta quarta-feira (dia 23), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) havia recebido o pedido de inscrição preliminar de 14 países. O prazo termina nesta sexta-feira (25) e a confirmação de participação deverá ser feita em abril. Os inscritos: Angola, Argentina, Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Espanha, Honduras, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.
 
O Brasil, como já aconteceu na edição de 2014, realizada no Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo, deverá contar com força máxima na cidade olímpica, com 78 atletas pré-inscritos, sendo 40 homens e 38 mulheres. A CBAt vai convocar dois atletas por prova, desde que tenham os índices exigidos pela AIA no período de 1º de janeiro a 24 de abril.
 
"Esta edição do Ibero-Americano será muito especial por ser evento-teste. Nossos atletas poderão viver o clima olímpico", lembrou José Antonio Martins Fernandes, presidente da CBAt, que reivindicou a organização da competição durante o Mundial de Moscou, em 2013.
 
Durante a competição, será testado todo o sistema de tecnologia, da empresa Omega, como cronometragem, placares de pista e campo, emissão de resultados etc. Serão analisados também os serviços de operação de imprensa e de licenciamento de produtos.
 
Entre os protocolos a serem testados, ainda de maneira informal, mas já com a participação de voluntários estão os da Cerimônia de Premiação, o de orientação do público no estádio e o de convidados e autoridades às áreas reservadas.
 
"A realização do evento será fundamental para o Comitê Rio 2016 observar vários detalhes importantes de organização", comentou Martinho Nobre dos Santos, superintendente técnico da CBAt e gerente de Atletismo do Comitê Rio 2016.
 
No Ibero-Americano de 2014, o Brasil conquistou o oitavo título em 16 edições do evento. A Seleção somou 48 medalhas, sendo 16 de ouro, 17 de prata e 15 de bronze. A Colômbia terminou em segundo lugar no quadro geral, com 14 (5, 6 e 3), seguida do México, com 9 (5, 2 e 2). A competição reuniu 365 atletas de 24 países.
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook