Francisco Musa vence Internacional a 1.45 metro na Hípica Paulista
Rio de Janeiro - Foram 62 os conjuntos que largaram na prova Internacional, a 1.45 metro, principal disputa nessa sexta-feira, 29/5, na 44ª Copa São Paulo na Sociedade Hípica Paulista. Nove zeraram o percurso inicial e a vitória ficou com tetracampeão do ranking brasileiro senior top Francisco Musa apresentando Xindoctro Método. O cavaleiro da casa Fabio Sarti levou Evian van´t Heike ao 2º posto, sem faltas, 38s01, seguido por Matheus Ferreira Gomes com Del Grange El Sancto, pista limpa, 38s67.
A disputa com armação do espanhol Santiago Ulastres, delegado técnico dos Jogos Rio 2016, para boa parte dos conjuntos valeu como esquenta para o GP de domingo, a 1.55 metro, válido pela 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top, Ranking da Federação Equestre Internacional e última observatória para os Jogos Pan-americanos 2015.
O Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top 2015 é disputado em oito etapas. Após a 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro Senior Top, o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho, que venceu a 1ª Etapa e foi 8ª na 2ª Etapa e 4º na terceira, segue na liderança do com 41 pontos. Pedro Muylaert agora é vice-líder com 35 pontos, seguido de perto por Fábio Sarti, campeão do GP na 2ª Etapa, 34 pontos.
“Ganhar hoje foi importante e estamos no bolo para buscar o penta no Brasileiro”, disse o vencedor Francisco Musa. Zé Roberto líder da competição e campeão do GP da Copa São Paulo 2014 também está otimista. “Hoje decidi poupar o Radiator JMen meu principal cavalo nessa prova a 1.45 metro. Estou saltando uma prova mais baixa com ele e vamos dar o nosso melhor em busca pelo bicampeonato da Copa São Paulo”, garantiu o cavaleiro, que integrou a equipe brasileira em Londres 2012.
Cada GP do Brasileiro tem premiação total de R$120 mil, valor dividido entre os melhores colocados na prova. No fim das oito etapas, o campeão brasileiro leva para casa um carro Hyundai IX35 0km.
Na outra prova Internacional, a 1.40 metro, nessa sexta-feira, a vitória foi do jovem talento Rafael Moderno, campeão do ranking brasileiro Junior 2014, montando Del Grange Stakkarta, seguido pelo top Artemus de Almeida no dorso de Lendário JMen e Rafael Ribeiro com Brucce Climber, todos sem faltas, em 56s60, 58s05 e 58s63.
Horse Experience e ação social
A novidade em 2015 é que a Sociedade Hípica Paulista preparou uma plataforma especial de entretenimento: o Horse Experience. Com espaços equestres temáticos e apresentações de Atrelagem, Volteio, Corrida de Pôneis e Rédeas, o público poderá conhecer e vivenciar um pouco da versatilidade do mundo do cavalo.
Destaque também para a Equoterapia, uma das principais atividades da Escola de Equitação da SHP, em que o cavalo junto com uma equipe multidisciplinar é o grande agente terapêutico proporcionando incontáveis benefícios físicos e psicológicos para jovens e adultos. Agora a meta é aumentar os atendimentos gratuitos. Durante a Copa São Paulo, haverá um espaço especial para que o público possa se inteirar e saber como apoiar a ação social.
A Hípica Paulista também recebe uma exposição da ONG 100% Animal. Construindo pontes entre cidadãos, empresas privadas e organizações de proteção animal, o objetivo é viabilizar a ampliação qualitativa do atendimento aos animais, por meio da criação de criação de instrumentos e articulação de projetos que impulsionem o desenvolvimento sustentável das organizações que têm como público-alvo os animais.
Resultados:
1º Francisco Musa / Xindoctro Método – FPH – 0/0/37s66
2º Fabio Sarti / Evian van´t Heike – FPH – 0/0/38s01
3º Matheus Ferreira Gomes / Del Grange El Sancto – FPH – 0/0/38s47
4º Artemus de Almeida / Sharapova – FPH – 0/0/38s67
5º Denis Gouvea / Kleyenberg Gazarinparflan VD – FGEE – 0/0/40s12
6º Felipe Braga / Challenger JMen – FPH – 0/0/42s01
Veja Também: