Evento-teste de ginástica rítmica tem início nesta quinta-feira

Natália Gaudio / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rio de Janeiro - Após o evento-teste de ginástica artística e de trampolim, será a vez da rítmica encantar com talento, graça e beleza a torcida presente na Arena Olímpica do Rio, nesta quinta (21) e sexta-feira (22).
 
Antes das provas oficiais, as ginastas fizeram o treinamento de pódio nesta quarta-feira (20), um momento importante para que possam se adaptar ao tablado e fazer os ajustes finais. Para as Seleções Brasileiras Individual e de Conjunto, as expectativas são positivas para a competição no Rio de Janeiro (RJ).
 
O treino de pódio começou com as ginastas do individual. A representante brasileira será Natália Gaudio, que, pela primeira vez, irá apresentar no País a nova série de arco, montada no início do ano. A capixaba conquistou a vaga olímpica durante o Mundial da Alemanha, no ano passado, e, de lá para cá, tem mostrado grande evolução nas competições internacionais, atingindo notas acima dos 16,000 pontos. O objetivo é seguir em crescimento. 
 
"O evento-teste servirá como preparação para os Jogos Olímpicos. Quero manter os 16,000 pontos e, quem sabe, conseguir cravar as séries e chegar aos 17,000. Vou dar o meu máximo e aproveitar essa chance que tenho de estar em casa. Hoje, durante o treino de pódio, me adaptei rápido ao tapete, porque às vezes tem diferença de um para outro. Por estar no Brasil, já estou acostumada com o clima, com o ar, e isso também ajuda. Achei a arena linda, me senti bem, e fiquei imaginando quando o ginásio tiver com torcida. Será uma emoção", contou.
 
A técnica de Natália, Monika Queiroz, divide a mesma opinião da ginasta. "A emoção foi grande desde a hora que chegamos à arena, principalmente por vermos aqui tanta gente ligada à ginástica. Passou um filme na minha cabeça", disse. "Sobre o treino da Natália, achei ótimo. Treinamento de pódio não é competição, mas é bom para sentir o ambiente", completou. 
 
Na sequência foi a vez do conjunto brasileiro, composto por Eliane Sampaio, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Jéssica Maier, Maiara Cândido e Morgana Gmach. A treinadora-chefe da equipe, Camila Ferezin, ficou satisfeita com o resultado de hoje. "É claro que o técnico sempre quer mais, mas foi um ótimo treino de pódio. Esse treinamento é importante para fazermos os ajustes finais nas séries. Quanto mais as ginastas competirem, melhor. As atletas estão melhorando a execução, porque na ginástica rítmica, quem erra menos conquista a medalha. O trabalho que estamos desenvolvendo está sendo mostrado também com esse crescimento das notas", explicou Camila, lembrando das três últimas competições que participaram na Europa - Copas do Mundo de Portugal e da Itália e Grand Prix da França -, quando conquistaram vaga em duas finais. 
 
A oportunidade de participar de um evento olímpico, ainda mais em casa, promete ser inesquecível para a capitã do conjunto, Jéssica Maier. "Estar aqui é muito importante para nós, porque é uma prévia dos Jogos Olímpicos. Sentir esse clima já dá até um friozinho na barriga. É um privilégio estar aqui. Nós estamos treinando muito para aprimorarmos as nossas coreografias e fazermos bonito. O nosso trabalho está dando resultado e isso é importante", frisou a ginasta de 21 anos, natural de Timbó (SC).
 
A competição tem início nesta quinta-feira (21), a partir das 13h, com as ginastas do individual, que farão os quatro aparelhos - arco, bola, maças e fita. Na sexta-feira (22), às 11h, serão as provas do conjunto. 
 
Programação 
 
Quinta-feira (21)
13h às 16h: classificatórias individual arco e bola
16h30 às 19h30: classificatórias individual maças e fita
 
Sexta-feira (22)
11h às 12h30: provas do conjunto
12h35 às 12h45: cerimônia de premiação conjunto geral
16h às 18h15: final individual geral
18h20 às 18h30: cerimônia de premiação individual geral
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook