Volta Ciclística do Rio Grande do Sul terá 17 equipes

Título será disputado entre dez equipes brasileiras e sete estrangeiras / Foto: Luis Claudio/CBC

Rio Grande do Sul - A terceira edição da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul, que será realizada entre os dias 6 e 10 de abril, irá receber dezessete equipes, sendo dez times nacionais e sete estrangeiros. A atual campeã entre as equipes, Team Ringeriks/Kraft, da Noruega, não está relacionada para esta temporada. 
 
Grandes destaques do ciclismo continental e mundial confirmaram presença no evento, o que torna a competição extremamente competitiva e de alto nível. A equipe brasileira Funvic Soul Cycles ao lado da americana Novo Nordisk encabeçam a lista com status de equipes Profissionais Continentais. O Team Equador e Vivo Paraguai representam a classe Continental, enquanto a Bragado Cicles Clube (Argentina), Club Ciclista Alas Rojas (Uruguai), Seleção do Uruguai (Uruguai) e Start Vaxes(Servia) completam a lista das internacionais.
 
Representam o Brasil nesta temporada Apauana Team, Avaí Florianópolis, Clube Dataro de Ciclismo, Clube Maringaense de Ciclismo, Memorial Santos/Fupes, Osasco Cycling Team, Pro Cycling Team ADF, São Francisco Saúde/Ribeirão Preto e seleção gaúcha.     
 
A classificação entre as equipes será por meio de uma somatória do tempo acumulado pelos seus três melhores ciclistas na classificação geral individual. Com o título da primeira edição em 2014, a Funvic chega motivada para tentar o bicampeonato. “Estamos levando um time muito bem preparado para enfrentar esta 3ª edição da Volta do Rio Grande do Sul, que sabemos, é dura e com um percurso para montanheiros. Vamos para brigar pelo título, este é o objetivo, mesmo sabendo do potencial de outras equipes”, declarou Benedito Tadeu Júnior “Kid”, técnico da Funvic Soul Cycles.
 
Percurso inovador - Com um traçado exigente e montanhoso, a edição de 2016 da volta promete disputas acirradas do início ao fim.  Apenas as etapas 3 e 4 permaneceram sem alterações, mas o primeiro grande desafio aparece logo na primeira etapa que percorrerá 150 quilômetros entre as cidades de Novo Hamburgo e Farroupilha, com os últimos quilômetros bastante sinuosos passando por duas grandes subidas nos 30 quilômetros finais. A segunda etapa apresenta um percurso relativamente plano com 161,2 quilômetros que larga na cidade de São Francisco de Paula, segue até Cambará e retorna para São Francisco.
 
No terceiro dia, os ciclistas pedalam 156,7 quilômetros com largada em São Francisco de Paula, seguindo até Campo Bom e retornando para São Francisco em uma etapa que será muito importante para a classificação geral devido aos últimos quilômetros com bastante subida. Na quarta etapa a caravana larga em São Francisco de Paula e percorre 174 quilômetros até Farroupilha na etapa mais longa desta edição. A última etapa acontece com largada em Farroupilha, passando por Caxias do Sul, Portão, e retorna para Farroupilha para a decisão final da competição encarando mais de 800 metros de desnível nos últimos quilômetros.
 
“O percurso foi definido pensando em aumentar a competitividade entre os atletas. Essa edição apresenta um trajeto mais duro, com mais subida, mas também teremos etapas técnicas e planas que vão beneficiar os velocistas. São percursos para todas as características. O nível técnico do ciclismo em nosso continente vem em uma crescente muito grande, então precisamos trabalhar para que os eventos acompanhem também essa evolução. Já está tudo pronto e agora é só aguardarmos o início da competição”, declarou Elaine Siridakys, Comissário Internacional UCI.
 
Programação:
 
1ª etapa - Quarta-feira (06/03)
 
Novo Hamburgo / São Francisco de Paula - 150km
 
2ª etapa - Quinta-feira (07/03)
 
São Francisco de Paula / Cambará do Sul / São Francisco de Paula - 161km
 
3ª etapa - Sexta-feira (08/03)
 
São Francisco de Paula / Campo Bom / São Francisco de Paula - 156km
 
4ª etapa - Sábado (09/03)
 
São Francisco de Paula / Farroupilha - 174km
 
5ª etapa - Domingo (10/03)
 
Farroupilha / Caxias do Sul / Portão / Farroupilha - 156km
 
Campeões de edições anteriores:
 
2015
 
Individual – Byron Guama (Equador)
 
Equipes - Team Ringeriks/Kraft
 
2014
 
Individual - José Luis Rodrigues (Chile)
 
Equipes - Funvic/BrasilInvest (Brasil)
 
Maiores informações: www.cbc.esp.br
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook