Shimano Fest, opção gratuita de lazer e entretenimento para a família

Sétima edição do maior festival de bicicleta da América Latina será realizado entre 24 e 25 de setembro. Dias 22 e 23 serão destinados apenas aos profissionais do setor / Foto: Rodrigo Philipps / Shimano

São Paulo - Uma cidade famosa pelo trânsito pesado e sua personalidade sisuda. São Paulo, aos poucos, vai movimentando-se mais livremente sobre duas rodas e aprendendo a aproveitar melhor seu espaço.
 
E, foi por meio das novas ciclovias, parques e áreas de lazer, que a cidade começou a se render definitivamente ao encanto e praticidade das bicicletas. Não por acaso, a Capital Paulista receberá o maior festival de bike da América Latina pelo segundo ano consecutivo. O Shimano Fest será realizado no final de semana de 24 e 25 de setembro, no Jockey Club de São Paulo e reunirá em um só local passeios, competições, shows de rock, apresentação de Taiko, exposição e testes de produtos, atividades para as crianças e toda a família, brindes e uma vivência integral do universo que envolve o pedal. Trata-se de um evento para todas as idades e com entrada gratuita, o que torna o Shimano Fest um excelente programa para o fim de semana em São Paulo. 
 
O evento em sua sétima edição traz o lema do Respeito Pela Bike, em homenagem ao ultraciclista Claudio Clarindo, embaixador da marca e grande incentivador da bicicleta, morto este ano em um acidente enquanto treinava na Rio-Santos. São esperados 25 mil visitantes no Shimano Fest, durante os quatro dias de duração. Os dois primeiros dias (22 e 23), são exclusivos para lojistas e profissionais do setor, convidados das empresas participantes e mídia, e têm foco no fortalecimento dos negócios e no relacionamento dos profissionais da área. Sábado (24, das 9 às 17h) e domingo (25, das 9 às 18 horas) são os dias do Festival propriamente dito, aberto ao público em geral e com entrada gratuita: a organização sugere doação de 1 kg de alimento não perecível. Haverá espaço para estacionamento de 500 bikes. 
 
E é no final de semana que as atrações serão mais variadas. A arena Bike Show promete animar o público com três shows de rock, um no sábado, dia 24 (15h - Banda "Nem Liminha ouviu") e dois no domingo, dia 25 (15h - "Kid Vinil e banda Magazine" e Caio Durazzo "One Man Band"), mesmo dia em que o show de Taiko do Grupo Kiendaiko, os tradicionais tambores japoneses, dará aos presentes uma amostra da cultura oriental. 
 
O Doutores da Alegria, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que comemora 25 anos, estará presente na manhã do domingo com o Bobociclismo, um divertido passeio ciclístico de 2 km liderado pelos artistas que atuam nos hospitais de São Paulo utilizando a arte do palhaço para qualificar as relações humanas. A concentração está marcada para as 10h30 e saída será às 11h. Após o passeio, haverá uma intervenção artística com os palhaços no Espaço Kids. Além de comemorar o aniversário da associação, o Bobociclismo tem por objetivo compartilhar a causa da alegria e seus valores, além de conscientizar a comunidade dos espaços de lazer e integração com a cidade a partir do uso da bicicleta.
 
Seis pilares compõem o Shimano Fest em 2016: Bike Show, Bike Kids, Bike Radical, Bike Competition, Bike Mobility e Área Expo. O Bike Show também terá espaço gastronômico, com 20 food-trucks e 6 food-bikes e o Espaço Mulher, com aulas gratuitas de spinning e curso básico de mecânica. O Bike Kids trará as tradicionais atrações para a criançada, com pista de pump-track, mini-bikes, tira-rodinha, a Escola Bike de Educação Para o Trânsito, além de oficina e concurso de desenho. O Bike Radical contará com apresentações de bike trial, BMX dirt jump e pump track. Destinado às atividades, discussões e ações sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade, o Bike Mobility traz palestras e debates sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade com especialistas e cicloativistas, além de três exposições fotográficas de cicloturismo.
 
A Expo será a área de estandes com mais de 100 marcas e área especial com 44 lojas vendendo ao consumidor final as novidades e lançamentos do mercado. O Bike Competition terá quatro provas: ciclismo de estrada (Criterium), mountain bike (Short Track) válida pelo ranking UCI (União Ciclística Internacional), cyclocross e o ‘Desafio Técnico de Mecânicos’. A principal novidade na sétima edição do evento ficará por conta da Prova de ciclismo no formato Criterium por Pontos, no domingo (25), distribuindo uma premiação de cerca de 7 mil reais entre homens e mulheres nas disputas profissionais. Deverão competir num circuito na avenida Lineu de Paula Machado (em frente ao Jockey Club) cerca de 500 ciclistas. A primeira largada será às 7h. No sábado (24) será o dia das competições com os lojistas, expositores e mídia (cinco voltas), entre 11h e 12h30, do cyclocross e das tomadas de tempo do MTB Short Track para as finais de domingo.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook