Mulheres comandam Volta Ciclística Internacional

Dorothy a esquerda com Elaine Sirydakis / Foto: Luis Claudio/CBC

Rio Grande do Sul - A Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul, um dos eventos mais disputados do ciclismo de estrada do continente, marcada entre os dias 6 e 10 de abril, tem como um dos principais destaques a direção da prova, marcada por um grupo predominante de mulheres. 
 
Duas mulheres irão dividir o comando da prova, que tem status classe 2.2 no ranking mundial da UCI. A americana Dorothy Abbott será a comissária chefe do evento e terá como principal apoio a brasileira Elaine Sirydakis, coordenadora geral do evento. Muita competência e vigor prometem ser a marca da dupla, que tem potencial para fazer da prova um dos melhores Tours de todos os tempos. 
 
Dorothy é uma das comissárias mais experientes do ciclismo norte-americano e mundial, atuando há 28 anos nos bastidores. Sua comunicação clara e efetiva, vista durante boa parte dos cursos de formação de novos árbitros e comissários da UCI, além da atuação em grandes competições e grande habilidade em resolver problemas, fizeram com que ela fosse apontada como peça fundamental nos Jogos Olímpicos de Londres/2012 e Beijing/2008, e também em diversas etapas de Mundiais e Copas do Mundo. 
 
Já Elaine tem apenas 34 anos, mas sua dedicação e fácil aprendizagem fizeram com que se tornasse em 2015 a primeira árbitra internacional UCI de Ciclismo de Estrada do Brasil. Aprovada com louvor nos criteriosos testes práticos e teóricos da entidade, a catarinense entrou no ciclismo por acaso, levada pela paixão da irmã, também comissária, e acabou virando uma das principais referências da arbitragem brasileira por conta de sua qualificação avançada e vivência adiantada em alguns dos principais eventos nacionais e internacionais. 
 
"Eu sempre fiquei maravilhada com as histórias da minha irmã sobre as corridas, as viagens, as experiências e por isso decidi contribuir para que o ciclismo brasileiro evoluísse tão quanto o das nações estrangeiras. Para mim é uma honra muito grande poder representar meu país na Volta Internacional do Rio Grande do Sul. Com certeza a troca de experiências e o aprendizado com a Dorothy, uma grande profissional da área, será muito importante para nós", contou Elaine. 
 
Para Dot, o desafio em solo brasileiro tem tudo para ser bem sucedido em razão do bom trabalho que vem sendo executado pela CBC na organização de grandes eventos. A competição terá cinco etapas e irá reunir 18 equipes, sendo 10 times nacionais e oito estrangeiros. Serão aproximadamente 800 quilômetros de percurso total, com passagem pelas cidades de Novo Hamburgo, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Campo Bom, Caxias do Sul, Portão e Farroupilha.  
 
"A Volta Ciclística do Rio Grande do Sul é uma competição que cresce a cada ano. É um prazer estar aqui novamente. Como sempre é muito prazeroso trabalhar com a organização e os comissários do Brasil e todos os anos a corrida apresenta evolução na qualidade. Esse ano já foi possível notar melhorias com relação ao ano passado, inclusive com relação a segurança dos atletas. Acredito que será uma grande competição para todas as equipes. Estaremos trabalhando nos próximos dias para uma competição justa e sem maiores problemas", afirmou Abbott.
 
Nesta terça-feira, 5 de abril, foi realizado o congresso técnico para apresentar todos os detalhes das etapas aos técnicos das 18 equipes participantes. A ocasião também serviu para tirar solucionar todas as dúvidas referente ao percurso e o regulamento da competição. A primeira etapa acontece nesta quarta-feira (6), percorrendo 152 quilômetros entre Novo Hamburgo e São Francisco de Paula.   
 
Programação:
 
1ª etapa - Quarta-feira (06/04)
Novo Hamburgo / São Francisco de Paula - 150km
 
2ª etapa - Quinta-feira (07/04)
São Francisco de Paula / Cambará do Sul / São Francisco de Paula - 161km
 
3ª etapa - Sexta-feira (08/04)
São Francisco de Paula / Campo Bom / São Francisco de Paula - 156km
 
4ª etapa - Sábado (09/04)
São Francisco de Paula / Farroupilha - 174km
 
5ª etapa - Domingo (10/04)
Farroupilha / Caxias do Sul / Portão / Farroupilha - 156km
 
Campeões de edições anteriores:
 
2015
 
Individual – Byron Guama (Equador)
Equipes - Team Ringeriks/Kraft
 
2014
 
Individual - José Luis Rodrigues (Chile)
Equipes - Funvic/BrasilInvest (Brasil)
 
Maiores informações: www.cbc.esp.br
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook